Seu cão te ama? 5 passos para descobrir se o sentimento é verdadeiro

O número 3 não é fácil de conquistar

Não é preciso teoria para perceber as demonstrações de amor e carinho que os cães nos dão o tempo todo | Foto: Reprodução

Não é preciso teoria para perceber as demonstrações de amor e carinho que os cães nos dão o tempo todo | Foto: Reprodução

Aqueles que têm amor e se permitem ser conquistados por um amigo de quatro patas sentem um afeto tão grande por estes pequenos que mal sabem explicar o quão especial eles são. Estes tutores não medem esforços para garantir o bem-estar e conforto do bicho de estimação e sofrem nas situações em que não podem fazer mais por eles.

Não é preciso teoria para perceber as demonstrações de amor e carinho que eles nos dão o tempo todo. No dia a dia, observamos alguns comportamentos que certamente vocês irão identificar e que claramente demonstram o amor que eles sentem por nós.

1. Fazer festa quando chegamos em casa

A recepção calorosa de um cão é capaz de alegrar o dia de qualquer pessoa. Chegar em casa após uma jornada de trabalho ou de uma viagem e ser recebido com pulos e lambidas pelo seu melhor amigo é uma delícia. Estes são sinais explícitos da alegria e do amor que ele sente por você. Outros, mais sutis, são o abanar de rabo, fazer xixi de alegria, lamber o seu rosto e virar de barriguinha para cima para receber um carinho.

LEIA MAIS: Veja como fazer com que seu cachorro pare de pular nas visitas e morder os móveis

O cão abana o rabo de formas distintas de acordo com a situação e o sentimento que se faz presente. O abanar tranquilo e relaxado, em conjunto com o corpo relaxado, expressa a alegria de estar perto de você.

Alguns cães fazem xixi ao recepcionar seus donos. Esta reação fisiológica é uma resposta do organismo frente a grande excitação do momento. Por este motivo, se o seu cão faz xixi ao te receber, saiba que ele está muito feliz pela sua chegada.

Muitos cães procuram o rosto dos donos para dar aquela lambida. Este comportamento também é uma demonstração de carinho e afeto que os filhotes aprendem desde cedo com sua mãe. O lamber também é um sinal de respeito e submissão e tem como função fortalecer os laços entre os membros.

Outros cães oferecem a barriguinha para receber um carinho. Este comportamento expõe as áreas mais sensíveis e vitais do animal. Desta forma, ele está demostrando o respeito e a confiança que sente por você.

2. Brincar com você

Quem já recebeu o convite do seu cão para brincar? Eles o fazem levando o brinquedo até você. Parece um comportamento despretensioso e comum, mas saiba que se o seu cão o faz, é por que ele te ama e tenta demostrar desta forma. Por este motivo, não recuse a demonstração de carinho e retribua dedicando dez minutinhos do seu dia para brincar com o seu pequeno.

3. Olhar nos olhos

Fazer contato visual na hora da brincadeira, do passeio e do carinho também é um sinal de afeto e confiança. Este comportamento, entre cães e pessoas, pode ser intimidador. Repare que quando o cão não se sente confortável, ele desvia o seu olhar em sinal de submissão com o objetivo de evitar um conflito ou confronto. Por isso, se o seu cão lhe olha nos olhos, saiba que ele se sente confortável na sua presença. Outra demonstração de carinho é se apoiar, encostar e aconchegar partes de seu corpo em você. Este, o faz em busca de proteção, por confiar e por ter a certeza de que você o protegerá e o manterá seguro.

4. Te seguir para todos os lados

Os cães são animais sociais que vivem em matilhas e gostam de estar em companhia de membros do grupo. Se ele escolhe te seguir como uma “sombrinha” é porque gosta, confia e prefere estar ao seu lado em vez de estar na companhia de outras pessoas. Sinta-se privilegiado, caso você tenha sido o escolhido.

Devemos salientar que esta relação pode, dependendo da personalidade de cada cão e tutor, alimentar uma super-relação de dependência. Por este motivo, é importante também estimular atividades independentes para que seu cão entenda que ficar sozinho também pode ser legal. Um exemplo é oferecer um brinquedo que ele tenha interesse e goste muito e evitar ficar “em cima” durante esta interação.

5. Dormir perto de você

Para lobos e cães selvagens, a hora do descanso é um momento crítico e de muita atenção, pois o grupo se encontra vulnerável. Por este motivo, eles tendem a se aconchegar próximos um dos outros com o objetivo de buscar segurança. Escolher dormir perto de você demonstra que o cão confia e se sente seguro ao seu lado.

O amor de um cão é conquistado através do respeito e o carinho. Se você tem um melhor amigo de quatro patas e este também o elegeu como seu melhor amigo sinta-se privilegiado, pois não há amor mais sincero e puro.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter