10 seriados que retornam e 3 novas séries de 2018

Já que esse ano não tem Game of Thrones, o que assistir no lugar?

O ano será triste para grande parte dos fãs de televisão ao redor do globo: não haverá nova temporada de Game of Thrones. Mas aqueles que gostam de ir além do óbvio, a lista de retornos e novas séries de 2018 está recheada de coisa boa.

A temporada, que pode marcar o último sopro de vida da hegemonia quadrinesca na TV, tem a chance de coroar a ficção científica como a nova paixão mundial.

Na sequência, confira duas listas que trazem, primeiro, 10 seriados renovados que retornam para novos episódios e, depois, 3 novas séries de 2018 que valem a pena dar uma chance.

LEIA MAIS: Isso é muito Black Mirror! Menos a quarta temporada

Séries de 2018: Jessica Jones | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Jessica Jones | Foto: Divulgação

10 Jessica Jones

Depois de uma primeira temporada boa, mas que foi unanimemente considerada longa, Jessica Jones retornará à Netflix no dia 8 de março.

As aparições da anti-heroína em Defenders deixaram um gostinho de quero mais. Talvez tenha sido o contraste: os outros personagens se tornaram intragáveis.

O trailer da nova temporada promete um mergulho de maior fôlego no passado da personagem, além de mais ação e um novo par romântico (a quem interessar).

Data de estreia: 8 de março

Séries de 2018: New Girl | Foto: Divulgação

Séries de 2018: New Girl | Foto: Divulgação

9 New Girl

New Girl esteve por meses no limbo das séries com as quais ninguém mais parecia se importar, muito menos a Fox.

A notícia da renovação para uma nova e derradeira temporada pegou muita gente de surpresa, mas soou como um fim honesto para uma série herdeira de coisas que parecem ter ficado na década passada: Zooey Deschanel e derivados de Friends.

E os últimos episódios são promissores, já que serão contados após um salto temporal. Será um interessante “Que Fim Levou” de Jess, Nick, Cece, Schmidt e Winston. Por mim, tudo bem.

No entanto, fica registrado aqui um lamento pelo show que poderia ter sido maior, após uma excelente segunda temporada, mas acabou afogado na mesmice preguiçosa da comédia situacional.

Data de estreia: 10 de Abril

Séries de 2018: Atanta | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Atanta | Foto: Divulgação

8 Atlanta

Altanta já ganhou espaço nesta coluna após se tornar a grande revelação da TV estadunidense em 2016.

Para quem não conhece, a série é uma comédia pouco convencional, focada na realidade de pessoas negras dentro (e às vezes fora) do show business.

Donald Glover, inesquecível em Community, retorna no comando da produção e do protagonismo do seriado.

Sem claquete e, por vezes, sem riso, Atlanta é a herdeira de Louie no gênero nonsense-inventivo-surrealista.

Data de estreia: 1 de março

Séries de 2018: Ash vs Evil Dead | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Ash vs Evil Dead | Foto: Divulgação

7 Ash vs. Evil Dead

Uma das mais esperadas pelo autor dessa coluna, Ash vs. Evil Dead foi quiçá a melhor adaptação, retorno, continuação, transmídia etc. da história da televisão.

Os fãs dos clássicos filmes de Sam Raimi podem ficar tranquilos: a série é tudo o que você esperaria de uma continuação da saga mais trash jamais produzida. E detalhe: Bruce Campbell segue o melhor ator ruim de todos os tempos.

Data de estreia: 25 de fevereiro

Séries de 2018: Love | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Love | Foto: Divulgação

6 Love

Pouco divulgada e perdia no calabouço do catálogo daquele serviço de streaming cujo nome não deve ser pronunciado, Love é tudo e um pouco mais do que se espera de uma comédia romântica.

Na série, acompanhamos outra filha de Community (Gillian Jacobs) no papel de uma alcoólatra disfuncional que vive um relacionamento com o cara mais improvável possível.

Pode soar o eterno retorno do clichê girl-meets-boy, mas há em Love um diferencial. Os roteiros são bons, dinâmicos e, de certa forma, até surpreendentes. Vale o play!

Data de estreia: 9 de março

Séries de 2018: American Crime Story | Foto: Divulgação

Séries de 2018: American Crime Story | Foto: Divulgação

5 American Crime Story

Primeira a retornar ao calendário, American Crime Story traz uma trama completamente diferente para o seu segundo ano.

Agora, seguiremos a morte do estilista Gianni Versace pelas mãos do serial killer Andrew Cunanan em 1997. Uma história menos conhecida do que a OJ Simpson, mas com um elemento irresistível para qualquer drama de investigação: assassinato em série.

O elenco contará com ninguém menos do que Penélope Cruz e Ricky Martin. Será que Ryan Murphy repetirá a performance e entregará outra série ganhadora de dezenas de Emmys e Globos de Ouro? A conferir.

Data de estreia: 17 de janeiro

Séries de 2018: Mindhunter | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Mindhunter | Foto: Divulgação

4 Mindhunter

Mindhunter foi uma grata surpresa em 2017. O suspense, a narrativa e as atuações impecáveis prescindiram até mesmo da necessidade de alardear o famigerado “baseado em fatos reais”.

Acompanhando o desenvolvimento do setor de “serial killers” dentro do FBI, a segunda temporada promete mais controvérsias e assassinos cativantes.

Data de estreia: Ainda não confirmada, provavelmente no final de 2018

Séries de 2018: Making a Murderer | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Making a Murderer | Foto: Divulgação

3 Making a Murderer

Talvez o documentário mais comentado da Netflix, Making a Murderer virou caso de estudo: quando o noticiário policial vira spoiler de TV.

A história da complexa  condenação de um homem por um homicídio que talvez não tenha cometido é digna de nostálgicos momentos de tensão promovidos por Linha Direta nos anos 2000.

Mesmo que já saibamos por alto o que está acontecendo neste momento com Steven Avery, vale acompanhar.

Data de estreia: A definir

Séries de 2018: The Affair | Foto: Divulgação

Séries de 2018: The Affair | Foto: Divulgação

2 The Affair

Se existe um seriado literário, no sentido da complexidade psicológica dos personagens e tramas, trata-se de The Affair.

Pronta para retornar ao seu quarto ano, a série não cansa de se reinventar e colocar sua maravilhosa dupla (ou quarteto) de protagonistas em situações diversas e extremas.

Se você ainda não assistiu ou nem sabe do que se trata, corre. É o drama de maior qualidade no ar do qual tem conhecimento essa coluna.

Data de estreia: 17 de junho

Séries de 2018: Westworld | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Westworld | Foto: Divulgação

1 Westworld

Enfim, a série que dispensa comentários. Westworld entregou em 2017 aquilo que todos já esperávamos dos trailers e marketing: a maior produção da HBO (e de toda a TV, por consequência) desde Game of Thrones.

O ápice da ficção científica no prime time da televisão à cabo não decepcionou quem tinha altas expectativas para o então mais novo trabalho de Jonathan Nolan.

Impecável tecnicamente, Westworld promete uma apoteose visual para a próxima temporada, talvez até rompendo os limites do parque, com novos cenários em tela.

Detalhe: Jimmi Simpson, que protagoniza uma das maiores reviravoltas do fim da primeira temporada, já garantiu que retornará. Alimento para a imaginação!

Data de estreia: Entre março e junho (a primavera do hemisfério norte)

Novas Séries

Para quem quer renovar seu “cardápio” de séries em 2018, seguem algumas dicas garimpadas apenas pelas sinopses, trailers e elencos.

Séries de 2018: Reverie | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Reverie | Foto: Divulgação

3 Reverie

A trama mostra a ex-negociadora de reféns e especialista em comportamento humano Mara Kint (Sarah Shahi, a querida Shaw, de Person of Interest).

Os problemas começam quando ela é encarregada de salvar pessoas que se perderam em um programa de realidade virtual altamente avançado, no qual você pode literalmente viver seus sonhos.

Data de estreia: 6 de março

Séries de 2018: The Alienist | Foto: Divulgação

Séries de 2018: The Alienist | Foto: Divulgação

2 The Alienist

Não, infelizmente não é uma adaptação de Machado de Assis. Mas, apesar disso, The Alienist promete ser interessante.

Na trama, o repórter de crime John Moore se une ao psicólogo Dr. Laszlo Kreizler para investigate um serial killer em New York no Século XIX.

A série estava em desenvolvimento pela TNT desde 2014, devido ao orçamento extremamente elevado.

Além de contar com Dakota Fanning no elenco, a adaptação do livro escrito por Caleb Carr, terá direção de Jakob Verbruggen, de Black Mirror.

Data de estreia: 22 de janeiro

Séries de 2018: Altered Carbon | Foto: Divulgação

Séries de 2018: Altered Carbon | Foto: Divulgação

1 Altered Carbon 

Boa aposta na Netflix em 2018, Altered Carbon é uma série inédita de ficção científica que mostra um Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman) voltando dos mortos para investigar um assassinato.

A história se passa no século 25, quando tecnologia avançou ao ponto de permitir a transferência de almas e upload da mente, tornando todos imortais.

Data de estreia: 2 de fevereiro

* A coluna é publicada semanalmente às quintas-feiras *

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter