Dos 6 pretendentes, apenas 3 vereadores em Aparecida podem se eleger deputados

Conheça os parlamentares aparecidenses que podem pintar na Alego em 2018

blog-do-coelhoA pouco mais de um ano das Eleições de 2018, a movimentação em Aparecida de Goiânia já começou e vários vereadores flertam com a ideia de lançarem candidaturas a deputado estadual. Dos pretendentes, porém, poucos têm reais chances de eleição.

A base do prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) domina a lista dos possíveis nomes. Os nomes mais ventilados nas últimas semanas são Gleison Flávio (PMDB), Gilsão Meu Povo (PMDB), Edilson Ferreira (PMDB), Vilmarzin (PMDB), Nascimento (DEM) e Rosildo (PP). Destes, apenas três detêm envergadura para o pleito.

Presidente da Câmara de Aparecida, Vilmarzin (PMDB) | Foto: Reprodução

Presidente da Câmara de Aparecida, Vilmarzin (PMDB) | Foto: Reprodução

Vilmarzin

O presidente da Câmara dos Vereadores, Vilmarzin (PMDB) é incentivado por alguns colegas para se candidatar. Os mais entusiasmados com a ideia são Mazinho (SD) e Fábio Ideal (PSC). Além disso, cresce nos bastidores a informação de que ele possa ser um dos dois candidatos que Mendanha apoiará.

“Por enquanto, o foco é conduzir a Câmara”, destacou o parlamentar, sem, no entanto, excluir a possibilidade de candidatura: “onde o Gustavo precisar e o povo de Aparecida escalar eu jogo”.

Vereador Nascimento (DEM) | Foto: Reprodução

Vereador Nascimento (DEM) | Foto: Reprodução

Nascimento

Formador de opinião, dono de boa oratória e respeitado por líderes religioso (sobretudo da Igreja Católica), Nascimento (DEM) tem a densidade eleitoral necessária para concorrer, além do apadrinhamento do senador Ronaldo Caiado, que já declarou sua candidatura ao Governo de Goiás.

Mas o vereador não ganhou a simpatia dos colegas com um de seus projetos de maior repercussão. Por meio de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, ele propôs reduzir o recesso na Casa de 77 dias para 53. Não conseguiu a aprovação da Câmara, mas angariou a simpatia do eleitorado.

Vereador Rosildo (PP) | Foto: Reprodução

Vereador Rosildo (PP) | Foto: Reprodução

Rosildo

Rosildo (PP) tem sua maior força em seus apoiadores. É colega de partido do influente senador Wilder Morais e integra a base do governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).

Não menos importante, o vereador é o “xodó” do vice-governador José Eliton (PSDB) em Aparecida. Eliton, que pretende suceder Marconi no Executivo goiano, incentiva a candidatura de Rosildo na expectativa de já angariar força para a campanha e esboçar aquilo que seria sua base de sustentação a partir de 2019.

Correndo por fora

Outros possíveis candidatos à Assembleia Legislativa do Estado são o comunicador Gleison Flávio (PMDB) e o carismático Gilsão Meu Povo (PMDB). Ambos, no entanto, não demonstram a força necessária para uma eleição a nível estadual.

Edilson (PMDB), por sua vez, já se assumiu pré-candidato, apesar de não conseguir aglutinar o partido em torno do seu nome. Segundo informações, ele estaria chateado com a direção local do PMDB e, se houver oportunidade, mudará de partido. Inclusive, o PSDB de Eliton já o sondou.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter