Xixi do cachorro no lugar errado: 5 erros que você não sabe que está cometendo

Se você já teve problemas com isso, acalme-se: essas dicas vão mudar seu jeito de lidar com o seu cachorro

Xixi do cachorro é problema frequente para os donos dos bichinhos | Foto: Reprodução

Xixi do cachorro é problema frequente para os donos dos bichinhos | Foto: Reprodução

Com a chegada do filhote, muito provavelmente nos primeiros dias enfrentaremos alguns “xixis” no lugar errado. Devemos compreender que o filhote está chegando a um ambiente novo e ainda não aprendeu o local correto de fazer suas necessidades. Por esta razão, devemos ensinar o pequeno onde é este local.

1 Local

Primeiro, vamos otimizar o ambiente para que os acertos sejam facilitados. Definao lugar onde será o “banheirinho” dele e evite mudá-lo, pois o filhote pode se confundir e isso atrapalhará o treino. Apenas relembrando que a caminha e os potes de água e comida devem ser colocados afastados deste local, pois os cães não gostam e evitam fazer suas necessidades onde comem ou dormem. Caso estejam perto, o filhotinho escolherá outro lugar para se aliviar.

Os “banheirinhos” devem ter tamanho um adequado para que o filhote tenha espaço para se aliviar, então, procure garantir que este seja suficiente para que o cão se sinta confortável.  A escolha da superfície é também um fator que deve ser levado em consideração. Os cães têm preferência por superfícies absorventes para fazer o xixi. Por esta razão, no local definido como banheiro, disponibilize jornal, tapete higiênicoou ainda a grama sintética para estimular o amigo.

2 Umidade

Alguns cães não gostam e se incomodam mais que outros empisar em superfícies molhadas e esta pode ser a razão do seu filhotinho acertar os primeiros “xixis” do dia e errar os demais. Procure sempre manter o banheirinho limpo.

Com o banheirinho pronto, é hora de ensinarmos o filhote o local correto para se aliviar. Os cães costumam fazer as necessidades quando acordam, depois que comem e após as brincadeiras.Fique atento a estes eventos e antecipe o xixi.

3 Acompanhe

Percebendo que o cão está procurando um lugar para se aliviar, leve-o até o local correto. Faça companhia a ele, tomando cuidado para não pressioná-lo, deixando-o à vontade, até que ele se alivie. Recompense-o com elogios e carinho, reforçando este comportamento. Com o treino, o cão aprenderá que este é o local correto.

LEIA MAIS: Como cuidar de um filhote – O Guia Absolutamente Completo

4 Nada de broncas

Durante o treinamento, erros podem acontecer. Nesta situação, dar broncas não é interessante e pode atrapalhar a evolução do treino. Quando se deparar com o xixi errado, ignore-o, pois o cão pode associar a bronca com o fato de se aliviar, passando a fazer as suas necessidades apenas na sua ausência, o que dificultará o treino.

Dicas simples podem fazer a diferença no convívio com seu cãozinho | Foto: Reprodução

Dicas simples podem fazer a diferença no convívio com seu cãozinho | Foto: Reprodução

5 Limpeza

A limpeza do xixi errado deve ser feita da maneira correta. Existem produtos específicos para eliminar totalmente o odor da urina e das fezes. Este cuidado é importantíssimo, já que o olfato dos cães é bastante sensível e o resquício do odor, não percebido por nós humanos, é um atrativo para cão se aliviar naquele local.

Evite realizar a limpeza na frente do filhote, pois o cão pode entender que urinando naquele local consegue a sua atenção. Ao ver você “recolher o xixi”, o animal também poderá entender o ato como uma disputa de recursos.

O treino requer paciência e persistência. Erros podem acontecer, porém, estes devem ser ignorados e os acertos valorizados. Bons treinos!

Acompanhe o Folha Z no FacebookInstagram e Twitter