Cuidado com a beleza vem de berço

Salões de beleza exclusivos para crianças

Parece brincadeira, mas existem salões de beleza exclusivos para crianças. E engana-se quem pensa que é uma ideia nova. Em Goiânia (GO), o Pirralhos Cabeleireiros está no mercado há 28 anos e é tão tradicional que já atende a segunda geração de algumas famílias. “Tem adulto que quando criança cortava cabelo aqui e agora não quer deixar de frequentar o salão. Tenho que convencer a pessoa que agora só dá para atender o filho dela”, ressalta a assistente social Beatriz de Barros Barreto Tanezini, proprietária e idealizadora do salão voltado exclusivamente para o público infantil.

O salão atende cerca de 200 crianças por mês, com idade de um a 12 anos. Mas Beatriz diz que abre algumas exceções para os adolescentes também. O local é todo caracterizado, com decoração, brinquedos, cores, música, já que para receber criança é preciso ter um ambiente voltado a ela, garante a proprietária. “Tem brinquedos, fantoches, musiquinhas, tudo para que o nosso público se sinta à vontade no salão”, reforça.

O corte de cabelo é o carro-chefe do salão. Em alguns casos, revela Beatriz, é feita maquiagem infantil, principalmente em crianças que vão participar de eventos. O dia de maior procura pelos serviços é sábado. Mas o atendimento só é feito com hora marcada, para garantir que a criança tenha atenção especial. Tanto é que o trabalho é realizado em dupla. “É uma integração entre mim e uma empregada. Enquanto corto o cabelo, minha colaboradora ajuda distraindo a criança”, revela. A proprietária do salão, porém, é enfática ao dizer que não corta cabelo de criança que está chorando. “Se ela não aceita cortar e começa a chorar, não fazemos o serviço. Esperamos a criança se acalmar e depois cortamos”, acrescenta.

25% ao ano

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a comercialização e oferta de produtos e serviços infantis com fins estéticos têm crescido 25% ao ano. Porém, revela Beatriz, em Goiânia são poucos os locais que oferecem serviços exclusivos para crianças. “Existe uma demanda para esse tipo de negócio, já que é um serviço em falta no mercado”, afirma.

Mas para oferecer atendimento específico para o público infantil é necessário ter qualificação, técnica, prática e gostar de criança. Foi dessa forma que Beatriz investiu no negócio. “Tive dificuldades no início. Fiz cursos, que não eram direcionados para atender crianças. Busquei praticar, por um ano, em creches e escolas até me sentir preparada para atender”, conta. Com o tempo, ela também foi desenvolvendo técnicas específicas de atendimento, principalmente o de proteção com a mão, para garantir que a criança tivesse toda segurança no processo de corte de cabelo.

Serviço:
Pirralhos Cabeleireiros: (62) 3215-2281

Endereço: Paladium Center – Av. República do Líbano, Setor Oeste – Goiânia (GO)

ASN Goiás