Quadrinhos goianos serão lançados em sessão de autógrafos no próximo domingo, 10
Conheça Insurreição, a HQ goiana financiada por fãs que terá seu grande lançamento na capital
Francisco Costa e Tiago Holsi | Foto: Divulgação

Francisco Costa e Tiago Holsi | Foto: Divulgação

De autoria do mineiro radicado em Goiânia Francisco Costa, a HQ Insurreição será lançada em 10 de dezembro, na Trash – Mostra Internacional De Cinema Fantástico. O evento será realizado no Shopping Bougainville, na capital, e terá início às 18h40, contando com sessão de autógrafo e a presença do autor.

A produção de Insurreição foi viabilizada pelo site de financiamento coletivo Catarse e, na ocasião, os apoiadores da região metropolitana poderão retirar seu título em mãos.

Com roteiro e arte de Francisco, além de cores de seu irmão Dirceu Sousa, a obra acompanha Lara, uma camponesa queimada viva com a família durante a Revolta dos Jacques (entre 28 de maio e 9 de julho de 1358), na França, durante a Guerra dos Cem Anos (1337 a 1453). Porém, seu ódio arde mais que a própria morte e ela não é capaz de se manter no “descanso eterno.” De volta ao mundo dos vivos (quantas vezes precisar), ela parte em busca de vingança contra o nobre que ordenou a execução de toda a sua vila.

LEIA MAIS: Colégio de Goiânia dará iPhone X como prêmio para 1º colocado em simulado do Enem

Insurreição | Foto: Divulgação

Insurreição | Foto: Divulgação

Produzido à mão (e colorida digitalmente) a HQ, está em formato A5 totalmente em cores, com 40 páginas (31 de quadrinhos e 9 de extras). O título faz parte do selo do site Caneta e Café, Canê-Café Comics.

Catarse

Para quem não é familiarizado, Catarse é um site de financiamento ou crowdfunding. Trata-se de um sistema, no qual uma pessoa apoia um projeto financeiramente e pode (ou não) ter uma recompensa por isso.

Na prática, o financiamento coletivo funciona como uma espécie de pré-venda. No caso dos quadrinhos, os brasileiros, em sua maioria, encontram uma forma de viabilizar projetos independentes, sem depender de editoras – mas algumas também costumam utilizar a plataforma.

Mais HQs

Esta é a terceira obra do jornalista Francisco Costa e as outras duas também estarão no lançamento para quem quiser adquirir. Anteriormente ele lançou as HQs A Última Fábula (2016) e Louis de Dampierre (2016), a primeira pela Lei Goyazes 2015 e a segunda de forma independente. Tanto essas, quanto Insurreição se passam no mesmo mundo – que seria o nosso, mas de fantasia medieval, no qual a magia está em declínio.

Sinopses

A Última Fábula: A magia do mundo está acabando e os seres fantásticos não se conformam. O Rei dos Cavalos quer saber a verdade; dois ratinhos lutam para impedir o fim do mundo; uma montanha viva sabe que deve esperar; uma fada se prepara para última batalha; um feiticeiro está pronto para deixar a Terra. Mas no fim, a mudança é algo inevitável… O título, que possui seis mini histórias (cinco de quatro páginas e uma de duas), tem o roteiro do jornalista Francisco Costa e um artista para cada conto. São eles: Eduardo Araújo, Zoreia Diniz (Dirceu Sousa coloriu a parte dele), Gerson Moryiaso, Glauber Lopes, Elson Souto e Diana “Crow Kid” Doria. A capa ficou por conta do talentoso Zakuro Aoyama.

Floresta Morta | Foto: Divulgação

Floresta Morta | Foto: Divulgação

Louis de Dampierre: Com roteiro de Francisco e Glauber Lopes e arte, também, de Glauber, o título acompanha o jovem Louis, filho de uma druida e um senhor feudal francês, que vai morar com pai e assume a função de cavaleiro em plena a Guerra dos Cem anos. Porém, antes de partir para a batalha ele precisa lidar com sua madrasta que o odeia e seu invejoso irmão mais novo. Além disso, o garoto encontra dificuldades em conciliar sua natureza pacífica, herdada da mãe, com as obrigações militares para com seu pai. Vale destacar que a obra foi indicada ao Troféu HQMIX 2017 na categoria Novo Talento – Desenhista.

Lançamento em dose dupla

E quem perder o domingo, 10, terá uma segunda chance na sexta-feira, 15, às 20h. Desta vez na Mandrake Comic Shop. A novidade é que, além de Insurreição, também haverá sessão de autógrafo e lançamento da HQ Floresta Morta, de Tiago Holsi.

A trama acompanha Bem, Doug e Jane, que fogem do acampamento da escola para se aventurar floresta adentro, mas esta aventura toma um rumo inesperado quando as crianças são atacadas por um Zumbi Hippie andarilho.

Floresta Morta é o terceiro trabalho autoral de Tiago Holsi, que em 2015 publicou o quadrinho Entardecer dos Mortos e em 2016 o livro ilustrado 665, A vizinha da Besta. Todos os três por meio do financiamento coletivo do Catarse.

Mostra Trash
Lançamento da HQ Insurreição
Onde: Shopping Bougainville, ao lado do cinema Lumière (Rua 9, nº 1855, Setor Marista, Goiânia)
Quando: Domingo, 10 de dezembro, às 18h40
Informações: (62) 3281-0463 e site do projeto

Comic Shop
Lançamento duplo: Insurreição e Floresta Morta
Onde: Mandrake Comic Shop (Av. T-3, n. 2673, Galeria Pátio do Lago, em frente ao Parque Vaca Brava, – Loja – 34 – St. Bueno, Goiânia)
Quando: Sexta-feira, 15 de dezembro, às 20h
Informações: (62) 3215-1339

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter