Iguaria venezuelana conquista o paladar dos goianos

 

Cachapa: espécie de panqueca feita com massa de milho verde integral, assada em uma chapa de ferro e recheada com queijo

O milho, cujo nome de origem indígena significa o “sustento da vida”, começou a ser cultivado há mais de 4.000 anos atrás na região do Golfo do México pelos próprios nativos. Desde então, o cereal popularizou-se, atravessou fronteiras tornando-se a base da alimentação de várias civilizações e ingrediente indispensável na elaboração de diversas receitas.

Canjica, cuscuz, mingaus, angu, polenta, pamonhas e alguns tipos de bolos levam milho em sua preparação e são velhos conhecidos do nosso paladar. No entanto, pratos típicos de outras culturas, também à base de milho, têm conquistado a simpatia do público brasileiro, dentre eles está a cachapa venezuelana, já ouviu falar?

A cachapa venezuelana é uma espécie de panqueca feita com massa de milho verde integral, assada em uma chapa de ferro e tradicionalmente recheada com queijo. Como o próprio nome diz o prato se originou na Venezuela e é bastante consumido na região central do país.

Cachapa e o mercado goiano

O empresário venezuelano Alexys Rosales mora a 26 anos no Brasil, dos quais os últimos sete tem se dedicado à culinária da cachapa, desde que abriu em Goiânia, sua primeira loja especializada na iguaria.

“A idéia de abrir uma loja especializada em cachapa surgiu a partir de uma experiência que tive quando era proprietário de escola de espanhol. Como uma forma de incrementar as aulas e trabalhar elementos da cultura latina agente levava a cachapa pras turmas experimentarem e conhecerem um pouco da culinária venezuelana. Daí o pessoal gostou e começou a elogiar o produto, isso foi um incentivo para pensar na cachapa como um negócio de alimentação”, explica Alexys.

Segundo o empresário, a receita original sofreu adaptações com o intuito de agradar o público goiano. A massa, base do prato, pode ser doce ou salgada e o cliente tem à sua disposição além do tradicional recheio de queijo outros vinte sabores de recheio, entre doces e salgados. Dentre eles podemos destacar a de carne “mechada”, napolitana e a Romeu e Julieta. “Novidades como a cachapizza caipira feita com frango desfiado, pequi, guariroba, cheiro verde e mussarela tem atraído bastante o público goianio”, lembra Alexys.

Acreditando na potencialidade do produto, Alexys decidiu expandir o negócio e inaugurou em setembro uma nova loja da cachapa em Goiânia, agora em parceria com o consultor financeiro Hugo Braga. A idéia dos sócios é transformar a Cachapa Venezuelana em uma franquia. “Fizemos uma modernização da marca e estamos realizando outras mudanças já pensando na padronização do negócio para que no futuro sejamos uma franquia”, afirma Hugo.

=============================================================================

Para os que quiserem experimentar essa iguaria, as lojas da Cachapa Venezuelana localizam-se no Setor Bueno (Av. T-3, Galeria Via Vitrine) e no Setor Oeste (Av. D próximo ao supermercado Extra).

(Daniella Barbosa)