Jornalista do Folha Z recebe homenagem

Por iniciativa do deputado Fábio Sousa (PSDB), a Assembleia Legislativa promoveu sessão especial no último dia 4, em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril. O evento foi realizado no Plenário Getulino Artiaga.

Deputado Wagner Sigueira (PMDB) entrega a comenda ao jornalista Guilherme Coelho

Na ocasião, jornalistas goianos receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, condecoração máxima oferecida pelo Poder Legislativo. Entre os homenageados estava o editor do Jornal Folha Z, Guilherme Coelho. A comenda é destinada a pessoas que de alguma forma contribuem com seus serviços para o desenvolvimento do Estado.

Entre outras autoridades, prestigiaram a sessão especial o jornalista Isanulfo Cordeiro, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o secretário de comunicação de Goiânia, Rodrigo Czepak, representando o prefeito da capital Paulo Garcia (PT); o deputado federal licenciado e secretário estadual Armando Vergílio (PSD); o conselheiro Walter José Rodrigues, representando o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Cássio Cunha Lima, representando o senador Demóstenes Torres (DEM); a jornalista Anapaula Hoekveld, repreentando a senadora Lúcia Vânia (PSDB); o jornalista Renato da Cunha Lima, representando o senador Cyro Miranda (PSDB); e o pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Eduardo Rodrigues.

Em seu discurso durante a sessão, o deputado lembrou que presta essa homenagem, juntamente com a Assembleia, pelo terceiro ano consecutivo e que entende a grande importância que este ofício tem na sagrada missão de informar. “Devemos valorizar esses profissionais que todos os dias, seja através da imprensa escrita, ou falada, ou mesmo televisionada e ainda através da internet, nos mantêm informados de acontecimentos que envolvem a nossa economia, o nosso lazer, a nossa cultura, os fatos políticos, as catástrofes, as boas e más notícias, compartilhando aquilo que é necessário para todos”, enfatizou.

Fábio Sousa reforçou ainda que é através do livre questionamento e da livre expressão que estes profissionais levam as informações de nossa sociedade e que cabe a eles mostrar os fatos como são, furtando-se do sensacionalismo e da inverdade, buscando a construção de uma sociedade civilizada.

“O nosso país vive uma democracia ainda jovem, apesar de sua pujança. Em um passado recente, tivemos que lutar para ter o direito de informar, de se comunicar e foi através de grandes guerreiros da informação que hoje conquistamos o direito de discordar. A estes heróis devemos sempre nos curvar”, reverenciou Fábio.

O parlamentar aproveitou ainda para fazer um registro durante a sessão. “Ontem, morreu em Goiânia, um grande amigo, comunicador, radialista e professor de uma geração de radialistas, que por muitos anos informou milhares de goianos através do rádio. Welighton Silva nos deixa um grande exemplo de caráter e hombridade a serviço da informação. Perdeu a sua luta para o câncer, más venceu em vida”, concluiu.

Discursando em nome dos homenageados, a jornalista Maria Flora Ribeiro Costa Medeiros disse que é papel dos profissionais da comunicação defender a autonomia da imprensa diante do poder. “Nosso papel é de esclarecimento da realidade, com objetividade, sempre levando em conta que é um construtor de condições mais humanas de vida”, afirmou.

Maria Flora afirmou que o poder de agendar a ordem dos assuntos não é pequeno e, por isso, tem-se a impressão de aquilo que foi veiculado pelos meios de comunicação é algo importante. “Nossa importância nos campos sociais é imensa, geramos expectativas e transmitimos valor, sem contar que podemos questionar ou reproduzir as ideologias dominantes”, pontuou.

A jornalista concluiu dizendo que o jornalismo é uma instância midiática de importância grande, com caráter social desmedido, que deve ser conduzido com responsabilidade e deve ser refletido diariamente. “Será que o jornalismo que fazemos contribui para uma sociedade mais justa?”, perguntou, ao encerrar sua fala.

Confira abaixo a relação dos parlamentares e respectivos homenageados:

Deputados                       Homenageados

ADEMIR MENEZESAlziro Zarur Manoel Rodrigues
Marjorie Avelar
ÁLVARO GUIMARÃESAdeides Rodrigues Pereira  (senhor)
Erivaldo Maximino da Cruz
BRUNO PEIXOTOGuilherme Viana Coelho
José Cácio da Silva Júnior
CARLOS ANTÔNIOPaulo Nunes Gonçalves
Francisco Cezar Santos
DANIEL VILELACristiano Rodrigues de Castro
DOUTOR JOAQUIMJoivon Ferreira da Silva
Pedro Claudio Rosa
ELIAS JÚNIORDouglas Fernandes dos Santos
Thiago Cardoso Franco
FÁBIO SOUSABrenda Regina de  Freitas
Caio Henrique Salgado Barbosa
Cejane Salviano Gouvêa Pupulim
José Barbacena de Oliveira Neto
Laerte Marques Povoa Junior
Lélia Maria Alves Brito
Marcelo Albuquerque
Maria Flora Ribeiro Costa Medeiros
Neila Helena Santos
FRANCISCO GEDDAConsuelo Gobbi Baltazar
Rafhael Sant’Ana Borges
Soter Anesi Teixeira
FFREDERICO NASCIMENTOLeonardo Razuk
Paulo Luiz Lício
HELDER VALINRenato Queiroz Silva
Kátia Jane Assunção
HELIO DE SOUSADaniela Rodrigues de Sousa
Hacksa Oliveira
HUMBERTO AIDARElder Pereira Dias
Luciano Silva Abreu
ISO MOREIRAWanderley Carlos de Faria
Taynara Borges de Rezende
JARDEL SEBBAAntônio Paulino da Costa
Cristina de Mesquita Netto
JOSÉ VITTIAdriana Lima Borges Alves
Francila Calica Avelar de Castro
KARLOS CABRALCairo Santos Macedo
Isaac Pires Cabral
LINCOLN TEJOTAMaria do Rosário Mesquita
LIVIO LUCIANOFilemon Pereira 

Flavia Vieira Lélis

LUIS CESAR BUENO Larissa Pereira Mundim
MAJOR ARAÚJOGilson Gomes Feitoza
Thiago  Fernando Rosa Vaz
MAURO RUBEMJosé Bosco dalla Pietà Carvalho
Lauro da Veiga Jardim Filho
NÉDIO LEITEJorcelino Rodrigues dos Santos
Kleber Alves de Paulo
SÔNIA CHAVESDorinato Nogueira Filho (Vereador em Luziânia)
Roberta Giacomoni
TALLES BARRETOCristiano Livramento da Silva
Joel Fraga Borges
VALCENÔR BRAZAmanda Meireles Leite
Suzana Rosy Resende
WAGNER SIQUEIRARosenwal Martins Ferreira
Luiz Carlos Lopes