Cata Treco: Comurg vai até sua casa e recolhe móveis velhos

Serviço pode ser facilmente agendado pelo telefone ou WhatsApp da companhia

Cata treco recolhe camas, colchões, geladeiras e todos o tipos de móveis / Foto: Luciano Magalhães

Cata treco recolhe camas, colchões, geladeiras e todos o tipos de móveis / Foto: Luciano Magalhães

Para você que vai dispensar algum móvel ou objeto dentro de casa, como fogão, sofá, televisão ou colchão, por exemplo, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) tem um serviço exclusivo e gratuito para recolher e facilitar o descarte desses móveis.

Conhecido como cata treco, o serviço da prefeitura é baseado em um caminhão exclusivo para realizar o recolhimento gratuito desse “lixo”.

Para agendar o serviço, que faz parte do projeto Goiânia Coleta Seletiva, o cidadão deve ligar no 3524-8555.

O serviço do cata treco faz parte do Programa Goiânia Coleta Seletiva e recolhe objetos gratuitamente, mediante agendamento.

O intuito é evitar que estes objetos sejam descartados de forma irregular nas ruas e lotes baldios, bem como, contribuir com as 15 cooperativas cadastradas no programa.

A nova gestão da Comurg que atende cerca de 40 ordem de serviços por dia. Encontrou uma demanda reprimida de cerca de 1.600 ordens de serviços.

Para resolver e zerar a demanda do sistema, foi realizado 4 edições de mutirão aos domingos. Nestes, envolvia o caminhão do cata treco e os caminhões da coleta seletiva. Sabendo disso a orientação que ligue com antecedência para agendar o recolhimento.

Entulho

De acordo com a Comurg, todo gerador de entulho é responsável pelo destino do mesmo.

O entulho deve ser levado ao Aterro de Goiânia ou usina de reciclagem. O sofá continua sendo o mais recolhido, em torno de 65%. cadeiras, camas, televisores, fogões e guarda-roupas também estão entre os mais recolhidos.

Mas a companhia também adverte: nada de contratar carroceiros para dar fim ao entulho, pois eles não são credenciados para este serviço e geralmente depositam o entulho em locais inadequados.

De acordo com a legislação municipal, é proibido abandonar móveis e eletrodomésticos velhos nas vias publicas, calçadas, ruas e praças.

E foi pensando nisso que a Comurg passou a oferecer o serviço de cata-treco, em que o cidadão solicita a coleta do material com hora agendada.

LEIA MAIS: Os 5 bairros onde há mais roubo de carros em Goiânia

Cata-treco

Todo o material recolhido é encaminhado para as 15 cooperativas cadastradas no Programa Goiânia Coleta Seletiva.

A iniciativa tem como objetivo deixar a cidade mais limpa, otimizar o serviço prestado pela Comurg e auxiliar o cidadão que quer se desfazer de objetos de difícil descarte e a reciclagem do material recolhido.

O Projeto Cata-treco foi implantado em 2011 e é integrado ao Programa Goiânia Coleta Seletiva.

Para fazer a solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Comurg  pelo telefone (62) 3524-8555 ou pelo aplicativo WhastApp (62) 9,8596-8555.

Após o agendamento prévio, o serviço é executado pela companhia.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter