5 bairros de Goiânia mais perigosos para estacionar carros

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás registrou 3.145 furtos de automóveis na capital

Bairros são os mais perigosos para estacionar veículos na capital | Foto: Ilustrativa

Bairros são os mais perigosos para estacionar veículos na capital | Foto: Ilustrativa

Por Thiago Araújo

Imagine a seguinte situação: você acaba de estacionar seu carro em uma rua do Setor Leste Universitário, em Goiânia. Sem movimento de pessoas na região, o veículo é furtado.

Em seguida, você entra em contato com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), fornece informações sobre o crime e modelo do automóvel e registra um boletim de ocorrência.

Por fim, aguarda o veículo ser recuperado, aciona a seguradora ou amarga o prejuízo.

A situação hipotética narrada acima, segundo dados obtidos pelo Folha Z junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), aconteceu pelo menos 3.145 vezes no ano passado.

Em média, foram registrados 8 furtos de veículos por dia na capital.

Questionada pela reportagem, a SSP-GO informou quais os bairros onde esses crimes foram mais frequentes em 2017: Centro, Leste Universitário, Jardim Goiás, Cidade Jardim e Campinas.

LEIA MAIS: Os 5 bairros onde há mais roubo de carros em Goiânia

Somando os veículos furtados e roubados, o número registrado pela pasta foi de 8.099 automóveis subtraídos ou apropriados por criminosos. Em média, foram 22 roubos ou furtos de carros por dia na cidade.

Por conta desses números, Goiás é, de acordo com o Anuário de Segurança Pública divulgado em outubro do ano passado, o vice-campeão neste tipo de crime, perdendo apenas para o Estado do Rio de Janeiro.

Dados do estudo mostram que a cada 100 mil veículos, 799 são roubados ou furtados no Estado.

Meu veículo foi roubado, e agora?

Por causa do aumento da violência, que deve ser, inclusive, pauta das discussões eleitorais deste ano, ter o carro roubado é um dos medos mais comuns dos motoristas que circulam pelas vias do país.

Caso isso aconteça, o primeiro passo é entrar em contato com a polícia pelo 190 e procurar a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência.

Outra orientação é realizar o aviso do sinistro para a sua seguradora o mais rápido possível, por telefone ou outros meios digitais.

Nesse caso, serão solicitados documentos que comprovem o ocorrido. A seguradora terá até 30 dias para pagar a indenização.

Ranking

Confira a lista dos cinco mais perigosos para deixar o carro estacionado na rua:

1) Centro

2) Leste Universitário

3) Jardim Goiás

4) Cidade Jardim

5) Campinas

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter