Guia do iniciante: como funciona a compra online?

Realizar compras online não impõe muitos impedimentos, aliás, é muito simples

Realizar compra online não impõe muitos impedimentos, aliás, é muito simples | Foto: Agência Brasil

Realizar compra online não impõe muitos impedimentos, aliás, é muito simples | Foto: Agência Brasil

Nos dias de hoje, as tendências de consumo muda constantemente. Atualmente, tudo pode ser comprado através da internet (mercado e-commerce); desde roupas, músicas, remédios e alimentos até aqueles produtos menos habituais como passagens, alojamento em diversos destinos, serviços dos mais variados, carros, seguros e muito mais.

Com este panorama pode se afirmar que o mercado consumidor brasileiro cresce em consonância com o mercado global, e de maneira notória , se lembrarmos que mais de 40 milhões de pessoas diferentes fizeram pelo menos uma compra no último ano pela internet.

Clientes com diversos perfis

Usualmente a venda online é dividida em vários segmentos com a finalidade de atingir os interesses de clientes com diversos perfis. Mas, com certeza você se perguntará por que esta tendência da compra online tem aumentado nos últimos anos? Pois bem, especialistas afirmam que existe uma barreira inicial na primeira compra online e que uma vez superado este medo os compradores criam um hábito de compras na rede porque consideram-na um recurso útil, rápido e prático.

Metodologia de consumo

De maneira geral os clientes ficam satisfeitos em relação com os produtos oferecidos e com frequência a experiência de compra resulta positiva razão pela qual o consumidor, contente, volta a comprar produtos e serviços empregando esta mesma metodologia de consumo.

Dentro desta tendência também é habitual que as companhias seguradoras ofereçam serviços de venda de seguro de carros através das redes. Elas oferecem serviços de simulação e cotação online para obter, por exemplo, o valor e as características das coberturas para carros. Isto é uma evidência de que a massa de consumidores está aumentando a sua amplitude de compras adquirindo itens cada vez mais sofisticados.

LEIA MAIS: Vinhos brasileiros de R$ 30 estão entre 100 melhores do mundo

A satisfação das expectativas do consumidor funciona como um elemento motivador para aumentar a frequência de compras on-line e por isso a qualidade dos serviços oferecidos é cada vez mais destacada.

Por outro lado o perfil dos usuários na internet experimenta importante mudança com aumento de consumidores de classes sociais mais baixas com acesso à internet.

Comprar online é simples

Realizar compras online não impõe muitos impedimentos, aliás, é muito simples. É só se animar, pesquisar os produtos oferecidos que sejam do seu interesse nas websites oficiais disponíveis , preencher com os dados pessoais , escolher a forma de pagamento e pronto.  Anime-se e faça a sua experiência.

Acompanhe o Folha Z no FacebookInstagram e Twitter