Como Professor Alcides se tornou um dos maiores empresários da educação em Goiás

Ele ostenta 16 pós-graduações. Mantém como funcionários amigos com mais de 40 anos no ramo

Professor contou com detalhes ao jornalista Guilherme Coelho sua trajetória de vida | Foto: Valdemy Teixeira

Professor contou com detalhes ao jornalista Guilherme Coelho sua trajetória de vida | Foto: Valdemy Teixeira

Não é à toa que ele é conhecido pela profissão. Professor Alcides trabalha há 48 anos na educação.

Diretor da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), ele mantém como funcionários alguns amigos com mais de 40 anos no ramo. Um homem bem sucedido e cheio de conquistas, mas também simples e querido por todos a sua volta.

Formado em economia e administração de empresas, ostenta 16 pós-graduações e mestrado em administração pública no currículo.

Na carreira política, foi vereador por dois mandatos em Aparecida de Goiânia e disputou duas vezes a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (1996 e 2016).

Sempre atribulado, Alcides tem vários compromissos ao longo do dia, entre reuniões, entrevistas e até mesmo viagens.

Em conversa com o Folha Z, no entanto, não demonstra pressa. Pelo contrário, é calmo, paciente e ponderado.

Todas essas características inesperadas para alguém tão influente e abastado. E o principal de todos esses traços de personalidade é, sem dúvida, a humildade. Mas as aspirações do professor não são pequenas.

Unifan cresceu mais do que as concorrentes ?

Para Alcides, a Unifan cresceu num ritmo tão maior do que as concorrentes em pouco tempo de existência por causa de fatores bem específicos.

“A nossa visão é a do educador, não só do empresário da educação”, disse. Ele destaca o cuidado com o aluno da instituição, a quem “o tratamento é sempre de respeito e assistência”.

Além disso, há o estimulo ao melhoramento constante do corpo docente e à manutenção do professor.

Na ausência do Professor Alcides quem assume as responsabilidades da faculdade é o professor Divino Eterno de Paula, diretor de desenvolvimento da Unifan e um dos homens de confiança do Professor.

“Existem várias pessoas importantes para o sucesso de uma instituição tão grande como a nossa”, destacou Divino.

Medicina 

A instituição foi autorizada a ministrar o curso de Medicina. Agora em pleno funcionamento, este se torna o segundo curso para formação de médicos na cidade de Aparecida de Goiânia.

Até agora, só havia essa graduação na Universidade de Rio Verde (UniRV). Além disso, a Unifan entra para o seleto grupo das cinco instituições que oferecem o curso no Estado.

LEIA MAIS: Completando 64 anos, Professor Alcides recebe 5 homenagens emocionantes

A primeira turma foi iniciada em 2014. A metodologia utilizada é a PBL (sigla em inglês para Aprendizagem  Baseada em Problemas).

No processo de aprendizagem PBL, os estudantes são confrontados com um problema (caso clínico) e precisam resolvê-lo. Dessa maneira, o aluno passa a ser muito mais ativo dentro de sala de aula, deixando de apenas receber informações de um professor.

Expansão

Ao todo, a faculdade conta com 23 laboratórios clínicos | Foto: Morgana Kelly

Ao todo, a faculdade conta com 23 laboratórios clínicos | Foto: Morgana Kelly

Mas o Professor Alcides ressalta que esse é só um dos passos rumo ao  crescimento. O investimento na biblioteca foi de mais de R$ 1 milhão, sem falar dos 23 laboratórios clínicos. Porém, essa estrutura dá margem para a próxima expansão, que tratará de mais cursos na área da saúde.

Outra grande evolução esperada para o futuro próximo é a mudança do status de faculdade para universidade. Segundo os administradores, já está tudo pronto para que seja feito o protocolo do centro universitário para transformar a Unifan em universidade.

“Facilitaria, por exemplo, fazer investimento; porque, hoje, para as universidades, existem empréstimos específicos do governo federal a juros de 3% ao ano com carência de dois anos”, disse Alcides.

LEIA MAIS: Quem Aparecida de Goiânia pode eleger para deputado federal

Acompanhe o Folha Z no FacebookInstagram e Twitter