Quer montar um negócio? Veja as dicas

Mirian

Mirian Goldenberg alerta para produtos e serviços para as mulheres que estão fora dos padrões estabelecidos

A massoterapeuta Neusa Enissa Santos, 43 anos, era uma das centenas de mulheres que lotaram o auditório da Igreja Videira na noite do último dia 26, para a palestra ‘A nova mulher brasileira gerando oportunidades de negócios’, oferecida pelo Sebrae Goiás. Neusa buscava novas perspectivas de negócios, A palestra, segundo ela, serviu como incentivo para se estabelecer no mercado goiano. Entenda por que.

Não faltaram dicas por parte da palestrante Mirian Goldenberg. Antropóloga, professora, escritora e especialista em comportamento e consumo feminino, ela começou sua fala pedindo que o público preparasse caneta e papel para anotar as diversas oportunidades de negócios ao longo da palestra. Mirian falou de moda, sexualidade, corpo, padrão de beleza, casamento, estereótipos, homens, mulheres, etc.

Nicho de mercado

A partir de experiência própria, Mirian lembrou um nicho ainda pouco explorado pelo mercado: vestuário para mulheres nem tão jovens e nem tão idosas (entre 50 e 65 anos). Ela contou que não encontra calça jeans, para o dia a dia, que tenha bom caimento, ou seja, que não fique com aquela aparência de roupa de idosa ou de adolescente. “Para as consumidoras dessa faixa etária, o resultado é sempre frustrante, pois se sentem invisíveis. Já para as empreendedoras, é uma excelente oportunidade de negócio”, garante.

Grande oportunidade

Uma das grandes questões levantadas por Mirian é a falta de produtos e serviços para as mulheres que estão fora dos padrões estabelecidos, como por exemplo, as altas, magras, com cabelos longos, lisos e loiros. “Aqui também está uma grande oportunidade de negócio! As brasileiras têm curvas e cabelos crespos. Não dá pra pensar que as modelos das passarelas são as mulheres do dia a dia”, afirma.

Outras oportunidades de negócios ainda foram expostas ao final da palestra. Esse foi momento de interação e participação de toda a plateia. Para terminar, a vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012, Eleni Fernandes dos Santos, subiu ao palco e conversou com Mirian Goldenberg sobre a história de superação e sucesso à frente do seu salão de beleza, Leni Hair. Inclusive, um estande estava montado no local para receber inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, iniciativa que reconhece relatos de vida de mulheres que iniciaram negócio próprio e incentiva o empreendedorismo feminino. As inscrições para o prêmio estão abertas até o dia 31 de julho.

Mônica Andrade/ASN