APCAM, a força do voluntariado no combate ao câncer de mama
Mais de mil pacientes são atendidos pelo SUS. Histórias de sofrimento e superação marcam 20 anos de atendimento ininterrupto da associação

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Corina de Jesus Bispo em frente ao Centro de Mastologia (Fotos: Rodrigo Czepak)

Corina de Jesus Bispo em frente ao Centro de Mastologia (Fotos: Rodrigo Czepak)

O sorriso da aposentada Corina de Jesus Bispo, 73 anos, cativa e emociona quem dela se aproxima. Venceu o câncer de mama há 17 anos e desde então “se casou com o hospital”, segundo suas próprias palavras. A Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas/UFG, conhecida como APCAM, funciona desde 1996 com muitas limitações, contudo as dificuldades enfrentadas não diminuíram em nada a força e a dedicação das voluntárias no trabalho realizado.

E Dona Corina é um exemplo da perseverança feminina. Curada após extrair seio com nódulo de seis centímetros, ela assumiu um tipo de compromisso que faz toda diferença em casos de tratamentos de média e longa duração. “Todo mundo cuidou de mim. Por que não faria o mesmo com os outros?”, questionou. Desde então a viúva, mãe de três filhos, se juntou a um grupo de 20 voluntários encarregados de preparar as refeições, organizar as mais variadas atividades aos pacientes e arrecadar doações para o funcionamento da APCAM. “Dona Corina é alma da associação”, comentou a psicóloga Márcia de Faria Veloso, outro alicerce do projeto desde o seu início. Ela destaca a característica social da iniciativa por atender pacientes com renda inferior a dois salários mínimos.

Programa de Mastologia

No final do mês de setembro o Hospital das Clínicas inaugurou o Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (Mastologia). A nova sede dispõe de quatro andares e atenderá milhares de mulheres – e também homens portadores do câncer de mama. Pacientes não só de Goiás, mas de outros estados como Brasília, Pará, Bahia e Mato Grosso. E o grande diferencial: rigorosamente todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Novas instalações do Centro de Mastologia

Novas instalações do Centro de Mastologia

O ambulatório conta com sete mastologistas, dois oncologistas, um cirurgião plástico, três enfermeiros e dois residentes de medicina. Essa estrutura faz parte do Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas, criado antes mesmo da associação e responsável por cerca de nove mil atendimentos mensais. Entre os maiores parceiros-colaboradores da APCAM estão a Avon Cosméticos, Fome Zero, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Lojas Maçônicas, sem contar com dezenas de doadores anônimos que contribuem para a realização de eventos internos e externos. O Poder Judiciário também colabora transformando penas mais brandas de condenados em prestação de serviço para a associação.

O evento “Outubro Rosa – Conscientização e Combate ao Câncer de Mama”, realizado no Shopping Estação Goiânia até 30 de outubro, é o ponto alto na programação anual da APCAM por reunir debates e experiências num só espaço. Dois eventos chamam atenção: passeio ciclístico no dia 30, com saída do Parque Flamboyant, e grande desfile no dia 29 com mulheres que enfrentam ou já enfrentaram a doença. Referências no esforço concentrado para chamar a atenção quanto à necessidade de redução do número de casos de câncer de mama diagnosticados de forma tardia, em torno de 40%.

Maura Rodrigues da Silveira, atual presidente da Apcam Gratificante (Fotos: Rodrigo Czepak)

Maura Rodrigues da Silveira, atual presidente da Apcam Gratificante (Fotos: Rodrigo Czepak)

O câncer de mama, na realidade, é uma doença com tratamento 100% eficaz e sem risco de morte se diagnosticada precocemente. Daí a importância do autoexame e das campanhas organizadas por institutos, associações e sociedade em geral. A APCAM também promove passeios, oficinas e atividades culturais com grupos de 50 pacientes. “Nossa maior satisfação é ajudar o próximo, retribuindo tudo aquilo que recebemos”, frisou Maura Rodrigues da Silveira, atual presidente da associação e com 17 anos de envolvimento na causa.

LEIA MAIS: Projeto Crescer Sem Medo facilita inovação e criação de novos negócios

Como participar

Se você também se identificou com a abrangência do trabalho desenvolvido pela Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas/UFG, pode fazer sua doação financeira no Banco do Brasil (Conta corrente 849981-0 Agência 3311-1 CNPJ 01.443.975/0001-57), participar do “Outubro Rosa”, visitando e comprando produtos da Loja Rosa no Shopping Estação Goiânia, ou mesmo realizando doações diversas na sede da Apcam localizada na 1ª Avenida, Setor Universitário, CEP 74605-050, telefone (62) 3202-1331.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter

Veja as imagens: