Nion Albernaz e Iris Rezende merecem aplausos na limpeza da cidade
Quis o destino que Iris e Nion voltassem a defender seus legados na área da limpeza, o segundo representado pelo neto, Thiago Albernaz

Jogo Limpo com Rodrigo Czepak

Ex-secretário de Segurança do RJ José Mariano Beltrame (Foto: Reprodução)

Ex-secretário de Segurança do RJ José Mariano Beltrame (Foto: Reprodução)

Um fenômeno chamado Beltrame

O fim da Era José Mariano Beltrame no comando da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, quase 10 anos depois, é a prova cristalina de que uma área pública tão complexa pode, sim, ser tratada com seriedade e responsabilidade. O gaúcho de 59 anos combateu a criminalidade com determinação, inteligência e contribuiu para implantação de projetos-modelo, como as UPPs nas comunidades, sem nunca deixar de apontar o caminho ideal: “Policial com fuzil não protege a comunidade. Isso só acontece com investimentos sociais”.

Trabalho sem politicagem

Sem pirotecnia, politicagem e assumindo as deficiências da pasta, Beltrame ficou maior do que os governos do PMDB a quem serviu. O choque político era inevitável. Por si só a marca de quase uma década de permanência à frente da Secretaria da Segurança já seria motivo de elogios. A façanha é muito maior por se tratar de um estado refém do tráfico de drogas. Beltrame manteve pulso e equilíbrio nos piores momentos. Cansou, como era esperado. O simples fato de estar vivo, assim como seus familiares, merece comemoração em dose dupla.

LEIA MAIS: Empresário teve duas lojas assaltadas em shoppings nas últimas semanas

Operação Comurg, o resgate

Iris Rezende e Vanderlan Cardoso, candidatos que disputam o segundo turno na capital, assumiram o compromisso público de valorizar e fortalecer o trabalho da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Nada mais óbvio e elementar, afinal a empresa sempre funcionou como legítimo coração da Prefeitura. Se a cidade permanece encardida e sem brilho, reclamação de 8 entre 10 moradores, é porque o trabalho vem deixando a desejar se comparado a outras administrações.

Nion e Iris merecem aplausos na limpeza (Foto: Reprodução)

Nion e Iris merecem aplausos na limpeza (Foto: Reprodução)

Embate Nion x Iris

Sem entrar no mérito do cabide de empregos e dos salários astronômicos que tomaram conta da Comurg, dois períodos merecem aplausos: as gestões dos ex-prefeitos Nion Albernaz e Iris Rezende. Experientes, detalhistas e enérgicos, eles não deram trégua para os responsáveis pela varrição das ruas e coleta do lixo, mirando ainda o embelezamento da cidade com farta distribuição e plantio de mudas. Quis o destino que Iris e Nion voltassem a defender seus legados na área da limpeza, o segundo representado pelo neto, Thiago Albernaz.

Em nome do PAP       

Frase do inoxidável Anselmo Pereira, vereador por nove mandatos em Goiânia: “Não há diferença entre eleitos e reeleitos. Isso não significa renovação. A mudança deve ocorrer nas atitudes”. O comentário a respeito dos 22 novos parlamentares que estarão na Casa a partir de 2017 carrega pontos conflitantes. O tucano tem ciência da nova realidade, mas é cético em relação a grandes guinadas. Por isso articula, dia e noite, para blindar o efeito Kajuru (quase 40 mil votos) na Câmara e tentar se manter na presidência. Tudo em nome do PAP – Partido do Anselmo Pereira.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter