Paróquia celebra festa em louvor a São Sebastião

Orquestra de violeiros animou a missa

Dia 20 de janeiro é uma data especial para a comunidade católica. Fiéis celebram o dia de São Sebastião, um dos santos de maior devoção no Brasil. Em Goiânia, a paróquia do Bairro Jardim América é a que leva o nome do santo e onde se concentram as celebrações.

Uma equipe composta por devotos, sob a supervisão do monsenhor Daniel e do padre Zezão, iniciou os preparativos da Festa em Louvor a São Sebastião com meses de antecedência. A comunidade de fieis do Jardim América foi responsável pela organização da festa que este ano ocorreu do dia 14 ao dia 22 de janeiro. Além das missas e novenas, houve alvorada festiva com fogos de artifícios, orquestra de violeiros, procissão, barraquinhas, sorteios de brindes e shows

Curiosidade

São Sebastião foi um dos muitos soldados romanos que por sua fé em Jesus foi martirizado. Seu pai era militar e nobre e ele quis seguir a carreira do pai, chegando a ser capitão da primeira corte da guarda pretoriana. Mas o imperador descobriu que ele era Cristão e, por isso, foi martirizado, sendo crivado de flechas.

Dado como morto, as suas feridas foram tratadas pela viúva de outro santo, Cástulo, e conseguiu sobreviver. Confrontou-se com Diocleciano, devido à sua crueldade para com os Cristãos. Em princípio, o imperador ficou sem fala, mas depois ordenou que Sebastião fosse espancado até a morte. São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.