Conheça os possíveis secretários de Gustavo Mendanha em Aparecida

0
13
Prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB) e seu sucessor eleito Gustavo Mendanha (PMDB) | Foto: Divulgação
Prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB) e seu sucessor eleito Gustavo Mendanha (PMDB) | Foto: Divulgação

Eleito para suceder Maguito Vilela (PMDB) na prefeitura de Aparecida de Goiânia a partir de 2017, Gustavo Mendanha (PMDB) já deixou claras suas intenções de promover uma reforma administrativa. Nos bastidores, o novo secretariado já é preparado e, das atuais 22 secretarias e quatro autarquias, a nova prefeitura terá 16 ou 18 pastas apenas.

O prefeito eleito faz mistério quanto aos escolhidos e não comenta o assunto. Mas auxiliares muito próximos a Maguito garantem que haverá bastante surpresa na escolha do secretariado. Muitos que já contam com uma posição no primeiro escalão serão surpreendidos. Gustavo tem ouvido muito as orientações do atual prefeito e tem sido muito criterioso na escolha dos auxiliares.

Mas uma certeza já foi apontada. Em entrevista ao Folha Z, Mendanha confirmou que sua esposa e futura primeira-dama de Aparecida Mayara Mendanha assumirá a Secretaria de Assistência Social.

Saúde

Mesmo sem um comentário oficial de Mendanha, o Folha Z investigou e concluiu as seguintes possibilidades. No comando da Secretaria de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues não continuará. Os nomes para substituí-la são estudados e o eleito deve ser definido nos próximos dias.

Mayara Mendanha e Isaura Lemos | Foto: Carlos Costa/Alego
Mayara Mendanha e Isaura Lemos | Foto: Carlos Costa/Alego

Reforma

Em relação ao número de pastas, são muitas as mudanças cogitadas e a única adição deve ser a Secretaria Especial da Mulher, promessa de campanha do prefeito eleito. Por outro lado, o PT deve continuar na futura gestão com três secretarias. À frente da pasta de Trabalho, Emprego e Renda deve estar Adriano Montovani (PT), substituindo sua esposa, Daniela Montovani.

ASA

A Agência de Saneamento de Aparecida (ASA) deve ser incorporada ao Planejamento, assim como a Secretaria de Projetos e Captação de Recursos e a Secretaria de Regulação Urbana e Rural. Enquanto Meio Ambiente deverá fazer parte do Desenvolvimento Urbano, o Procon deverá passar a integrar outro órgão de fiscalização.

Educação

Esporte, Lazer e Juventude, além de Cultura e Turismo, devem ser vinculados à Secretaria de Educação. Para o comando da pasta, o nome mais cotado é do atual vice-prefeito Ozair José (sem partido).

Secretário de Infraestrutura e Obras Mário Vilela (PMDB) | Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Secretário de Infraestrutura e Obras Mário Vilela (PMDB) | Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Obras

O secretário de Infraestrutura e Obras Mário Vilela (PMDB) deve continuar por pelo menos mais 2 anos à frente do cargo. Segundo informações, o prefeito Maguito teria feito a indicação para que ele continuasse, o que foi acatado por Gustavo Medanha. Ao que tudo indica, Mário teria dito sim ao prefeito eleito.

Finanças

Na Fazenda, sai Carlos Eduardo e entra André Rosa (PMDB). Carlos é homem de confiança de Vilela e conhecido como “Mão de Ferro”. Apesar de ser excelente gestor financeiro, a pequena articulação política era tida como um ponto negativo.

LEIA MAIS: Major Araújo renuncia ao cargo de vice-prefeito de Goiânia

Governo

O nome do vereador Ezízio Barbosa (PMDB) ganhou força para assumir a Governo e Integração Institucional, mesmo não tendo alcançado a reeleição para 2017.

Licitações e Compras deve continuar a ser comandada por Raul Coutinho. Por fim, Desenvolvimento Urbano deve ser de Max Menezes (PSD), filho do ex-deputado e ex-prefeito Ademir Menezes.

Jornalistas Ronaldo Coelho e Ozeias Laurentino | Fotos: Reprodução
Jornalistas Ronaldo Coelho e Ozeias Laurentino | Fotos: Reprodução

Comunicação

A Secretaria de Comunicação será transformada em um órgão ligado diretamente ao gabinete do prefeito. Segundo as informações, deve ser criado um grupo gestor de comunicação, responsável pelas campanhas publicitárias do governo, à semelhança do modelo adotado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) em seu mais recente mandato.

Dois nomes são apontados como favoritos para assumir o grupo: os jornalistas Ronaldo Coelho e Ozeias Laurentino. Coelho é ligado ao PMDB e desde 1998 auxilia na Comunicação de Maguito Vilela. Já Ozeias é ligado à ala petista e tem apoio do deputado federal Rubens Ottoni (PT) e do ex-subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República Olavo Noleto.

Outra novidade na área, deve ser a criação do gabinete de imprensa. O órgão será responsável por gerir a assessoria de imprensa e divulgar as informações relativas às ações da prefeitura.

O Folha Z também apurou que alguns nomes tendem a ocupar posições importantes na prefeitura da cidade. Entre eles estão Elson Dias, Valéria Peterson, Afonso Boaventura, Tatá Teixeira, Fábio Camargo e Tarcísio Francisco dos Santos. A conferir.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter