Quem Aparecida de Goiânia pode eleger para deputado federal

Um deles pode disputar o governo, enquanto outro sonha com a Prefeitura de Aparecida. Mas só um oficializou candidatura à Câmara Federal

Possíveis candidatos a deputado federal: Daniel Vilela, Professor Alcides, Leo Mendanha, Veter Martins e Tatá Teixeira | Foto: Reprodução

Possíveis candidatos a deputado federal: Daniel Vilela, Professor Alcides, Leo Mendanha, Veter Martins e Tatá Teixeira | Foto: Reprodução

Com a proximidade das Eleições 2018, a movimentação para definir quem será lançado a deputado federal já começou. E alguns nomes despontam na corrida como postulados a representantes de Aparecida de Goiânia.

Professor Alcides

O primeiro nome certo é o do Professor Alcides Ribeiro. Ele mesmo confirmou oficialmente que lançará candidatura em visita ao vice-governador José Eliton no Palácio Pedro Ludovico.

Daniel Vilela

Já a corrida do deputado em exercício Daniel Vilela (PMDB) depende de outras circunstâncias. Caso ele ou seu pai, Maguito, disputem o Governo de Goiás, manter-se em Brasília fica fora de cogitação. Porém, se o PMDB lançar outro nome para Executivo goiano, são grandes as chances de reeleição de Daniel.

Tatá Teixeira

O secretário de Articulação Política Tatá Teixeira é ventilado por terceiros. Filho do ex-prefeito de Aparecida Norberto Teixeira, ainda criança acompanhava o pai nas ações políticas. Por isso, segundo fonte próxima, mantém o sonho de ser prefeito da cidade.

A vontade de Tatá é de suceder Gustavo daqui oito anos, mas não sem antes ajudá-lo a se reeleger. Tem pés no chão, é simples, humilde e mantém a reputação de não prejudicar ninguém, nem mesmo seus adversários.

LEIA MAIS: Violência em Goiânia equivale a índices de zonas de guerra

Leo Mendanha

O quarto nome é o do ex-deputado estadual, vereador, secretário municipal e dirigente sindical Leo Mendanha. Seu nome é muito lembrado por peemedebistas na ocasião de Daniel Vilela não participar da disputa. Porém, o pai do atual prefeito de Aparecida tem dito que não, ressaltando que quer apenas auxiliar e orientar seu filho na prefeitura, além de dedicar tempo à sua família.

Veter Martins

Por último, o vice-prefeito e secretário de Governo Veter Martins aparece como um nome em potencial. Ele já foi candidato a deputado federal pelo PSDB. Foi testado em 2010 e saiu com 23.349 votos do pleito.

Aparecida

De acordo com o analista político Guilherme Coelho, o problema histórico das lideranças aparecidenses é apoiar candidatos de fora. “Aparecida é um gigante adormecido. Como cidade, Aparecida é maior. Mas, politicamente, é sobreposta por Anápolis. As lideranças da cidade deviam trabalhar nomes locais”, analisou.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter