Você sabe o que pode e não pode fazer até o dia das eleições?

0
4
Lei das Eleições proíbe manifestação política no dia 2 de outubro| Foto: Divulgação
Lei das Eleições proíbe manifestação política no dia 2 de outubro| Foto: Divulgação

Termina neste sábado, 01, às 22 horas, a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som dos candidatos a vereador e prefeito. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ainda no sábado, é permitido o uso de alto-falantes entre às 8 horas da manhã até 22 horas. O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro das 8 horas até às 17.

O TRE destaca que no dia 2 de outubro os eleitores podem fazer manifestação individual e silenciosa da preferência pelo partido, coligação, ou candidato, através de broches, bandeiras e adesivos.

Ainda no mesmo dia da votação, aos fiscais dos partidos políticos e coligação, só é permitido que, de seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou coligação e estão proibidos a padronização do vestuário.

O TRE ressalta ainda que ainda no dia das eleições, é proibido qualquer propaganda eleitoral no rádio ou televisão, divulgação paga, na imprensa paga, de propaganda eleitoral, comício, carreata, reuniões públicas e debates, sem contar na boca de urna.

LEIA MAIS: Igor Franco faz comício para 2000 pessoas e reforça apoio a Iris Rezende

A Justiça proíbe também no domingo, durante os trabalhos da votação, a aglomeração de pessoas vestindo roupas padronizadas, bem como bandeiras, broches e adesivos que caracterizam manifestação coletiva, com ou sem a utilização de veículos.

Selfie

O TRE explica também que é proibido, no recinto de votação, portar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Lei Seca

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP), Goiás não adotará a restrição de venda e consumo de bebidas alcoólicas nas Eleições 2016. Mas não é o mesmo para todo o Brasil. Amazonas e Minas Gerais, por exemplo, terão Lei Seca no domingo (2).

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram eTwitter