“O Governo de Goiás abandona o Entorno?”, jornalista questiona Marconi

"Como o senhor reage às críticas de que o Governo de Goiás abandona a região do Entorno e que o DF tem que arcar com todos os custos de Saúde, Educação e Segurança?"

Governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) fala sobre o Entorno de Brasília em entrevista | Foto: Reprodução

Governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) fala sobre o Entorno de Brasília em entrevista | Foto: Reprodução

Em entrevista ao programa CB.TV do jornal Correio Braziliense na última terça-feira, 1, o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) foi questionado pela jornalista Simone Souto a respeito do Entorno de Brasília: “Como o senhor reage às críticas de que o Governo de Goiás abandona a região do Entorno e que o DF tem que arcar com todos os custos de Saúde, Educação e Segurança?”.

Confira vídeo da entrevista abaixo

Em resposta, o governador afirmou que a crítica não corresponde à realidade. “A região colabora demais com Brasília. Pelo menos uns 30% de quem mora no Entorno trabalha em Brasília”, ressaltou. Marconi ainda afirmou que esses moradores compram produtos e serviços na capital federal, deixando lá seus impostos.

“Naturalmente usam os serviços daqui”, disse o peessedebista. Mas destacou que há um planejamento na área de Saúde para concluir o Hospital de Santo Antônio do Descoberto, que deixou de ser municipal para se tornar estadual. Lá deve ser implantada uma gestão por Organização Social.

LEIA MAIS: Goiás é o Estado onde mais carros são roubados no Brasil

O governador também destacou que tem o compromisso de construir outro hospital estadual no Entorno Sul, em Valparaíso. “Se esses hospitais funcionarem como os de Goiânia e de outras regiões, vocês vão ver uma inversão: pessoas daqui [Brasília] vão procurar o Serviço de Saúde do Entorno”, disse.

Situação caótica

A jornalista pressionou o questionamento: “Mas o senhor admite que a situação é caótica no Entorno?”. Ao que Perillo respondeu que a situação é caótica em todo o Brasil e que a dificuldade na região é usar a arrecadação estadual para custear despesas semelhantes às de Brasília sem ter os mesmo recursos da capital.

“O certo seria que o Governo Federal aprovasse uma PEC destinando para a região do Entorno recursos para ajudar o Governo de Goiás”, afirmou o governador.

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter