Hospital Estadual do Idoso e do Homem serão construídos em Goiânia

0
12
Lançamento da pedra fundamental do Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum | Foto: Laílson Damásio
Lançamento da pedra fundamental do Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum | Foto: Laílson Damásio

Foi lançada na última terça-feira, 16, a pedra fundamental do Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum. A unidade será instalada em Goiânia, na GO-403, saída para Senador Canedo.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, também lançaram os planos para a construção do Hospital do Homem José Luiz Bittencourt.

A escolha do nome da futura unidade de saúde especializada no atendimento ao idoso é uma homenagem ao médico radiologista e fundador da Clínica São Matheus Nabyh Salum, pioneiro e um dos grandes nomes da medicina em Goiás.

Filha de Nabyh Salum, a médica Rosana Salum Gouveia, representou a família no evento e agradeceu a homenagem. “Toda a família agradece o reconhecimento por toda dedicação de Nabyh Salum em sua trajetória na medicina”, declarou.

LEIA MAIS: Concurso Público da UEG abre 39 vagas para Aparecida e outras cidades

Residência Assistencial

O lançamento da pedra fundamental do Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum aconteceu durante a inauguração da Residência Assistencial destinada ao acolhimento de 20 pacientes moradores do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS).

Complexo

O complexo hospitalar – Hospital do Idoso e Hospital do Homem – será construído em uma área de 36 mil metros quadrados com atendimento voltado à população masculina com idade igual ou superior aos 60 anos.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que o novo Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum atenda também homens com idades entre 20 e 59 anos com quadro comprovado de doenças crônicas e com complicações decorrentes da hanseníase.

O governador Marconi Perillo destacou que serão investidos R$ 170 milhões de reais no complexo hospitalar. “Todos sabemos que a população brasileira está envelhecendo rapidamente e mais do que nunca precisaremos de cuidados especiais para a pessoa idosa”, ressaltou.

Nabyh Salum

O médico que empresta o nome ao Hospital Estadual do Idoso, Nabyh Salum, nasceu na cidade de Três Corações, no Estado de Minas Gerais, em 1933.

Concluiu o curso de medicina em 1960 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, optando pela especialização em radiologia.

No ano de 1964, o fundador da Clínica São Matheus se mudou para Goiânia, onde lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Depois, teve atuação destacada na Academia Goiana de Medicina, na Sociedade Goiana de Radiologia, no Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás e na criação da Unimed Goiânia.

Além de atuar como professor concursado da UFG por 36 anos, Nabyh Salum foi diretor administrativo do Hospital Geral de Goiânia, membro do Conselho Fiscal da Associação Médica Brasileira e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás por 10 anos.

O médico, que presidiu a Associação Médica de Goiás, também teve papel fundamental no fortalecimento do associativismo médico no Estado de Goiás.

Serviços

Veja a seguir uma lista dos serviços que serão prestados pelo Hospital Estadual do Idoso Dr. Nabyh Salum, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde:

Leitos de internação 150
Leitos de UTI 30
Salas cirúrgicas 8
Salas de pequenos procedimentos cirúrgicos 2
Consultórios médicos 34
Consultórios de oftalmologia 4
Ambulatório especializado em Hanseníase 1
Ambulatório de Saúde do Homem 1
Box de curativos 10
Consultórios de odontologia 4
Box de administração de medicamentos/ observação 10
Raio X 2
Tomografia computadorizada 1
Ultrassonografia 4
Densitometria òssea 1
Exames cardiológicos (ECG, Ecocardiograma , Teste Ergométrico) 4
Exames Endoscópicos (Endoscopia, Colonoscopia, Broncoscopia) 3
Eletroencefalograma 1
BERA 1
Estudo Urodinâmico 1
Litotripsia 1
Laboratório de análises clínicas 1
Agência Transfusional 1

Acompanhe o Folha Z no Facebook, Instagram e Twitter