Iris quer ser candidato a prefeito. Peemedebista espera apenas a súplica dos Vilelas para oficializar candidatura

Até hoje, só uma pessoa conseguiu derrotar o peemedebista: Marconi Perillo. Para a sorte dos peemedebistas goianos, o governador tem pretensões maiores do que o Paço Municipal para o seu futuro

Politicagem Guilherme

Iris Rezende completou 82 anos nesta semana (Foto: Divulgação)

O PMDB não tem válvula de escape, falta só que seus correligionários fiquem de joelho para suplicarem a candidatura do ex-prefeito Iris Rezende (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) esteve no Fórum Goiânia 2020 na manhã da última sexta-feira (1º/7) e disse em entrevista coletiva que definirá sua candidatura a prefeito até o final deste mês.

Iris ainda nega, mas age como candidato. Chegou ao evento da última sexta ovacionado. O público presente o chamava de “prefeito” e ele se mostrou muito à vontade com a situação: eram sorrisos para todos os lados.

LEIA MAIS: Villa Mix, Araguaia, Djalma Rezende e Cachoeira: julho começa! – JOGO LIMPO com Rodrigo Czepak

Rezende não está sendo pressionado pelos seus companheiros de partido. Ele não é pressionável. Iris se tornou uma figura mitológica do PMDB e da política goiana como um todo. Mas, como o partido não tem válvula de escape, falta só que seus correligionários fiquem de joelho para suplicarem sua candidatura. E após divulgação de carta por ele mesmo anunciando uma ‘possível’ despedida da vida pública

Ora, ele afirmou em entrevista (na última sexta-feira mesmo) que decidirá se é candidato ou não apenas no final do mês. Iris Rezende não é louco de deixar o PMDB na mão e na hora H dizer não ao partido. Se fosse para apresentar um candidato diferente, a legenda já deveria estar trabalhando esse nome. Sem a força de aglutinação irista, qualquer campanha súbita será um fiasco.

Maguito

A polarização dentro do PMDB também deve ser levada em conta. De um lado, os Iristas; de outro, os maguitistas. Iris ainda espera obter a súplica dos Vilelas antes de oficializar sua candidatura.

Com a demora, o político ainda ganhou mais algumas semanas de trégua para sua imagem na mídia. Assim que anunciar o seu nome, serão constantes as publicações negativas financiadas por opositores.

A súplica dos Vilelas

Iris quer ser candidato a prefeito. O peemedebista espera apenas a súplica dos Vilelas para oficializar candidatura. Alguém duvida? Quando entregou a prefeitura para Paulo Garcia, ele tinha mais de 80% de aprovação. Além disso, pesquisas apontam que o goianiense acredita que Iris dá conta do dever de casa, o básico, a limpeza, a iluminação e manutenção. O eleitor não terá mais paciência para esperar que outro gestor aprenda a administrar a cidade

Mesmo para quem não é fã do cacique peemedebista, um fato é inegável: ele sabe preparar o feijão com arroz. Ele vai resolver as questões essenciais a curto prazo.

Governador Marconi é o calcanhar de aquiles do ex-prefeito Iris Rezende (Foto: Reprodução)

Governador Marconi é o calcanhar de aquiles do ex-prefeito Iris Rezende (Foto: Reprodução)

Campanha

Mas é claro que muitos tentarão desconstruir a imagem de idealizador de Iris Rezende durante a campanha eleitoral. Dificilmente conseguirão êxito, no entanto.

Até hoje, só uma pessoa conseguiu esse feito. E foi mais de uma vez: Marconi Ferreira Perillo Júnior. Para a sorte dos peemedebistas goianos, o governador tem pretensões maiores do que o Paço Municipal para o seu futuro.