Marlúcio comemora números da pesquisa Epom. Deputado e professor estão empatados

Deputado Marlúcio Pereira, pré-candidato a prefeito de Aparecida pelo PSB, afirmou que recebeu com tranquilidade os números da pesquisa Epom

“Ficamos muito felizes porque isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho”, avaliou Marlúcio

“Ficamos muito felizes porque isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho”, avaliou Marlúcio / Foto: Marcos Kennedy Alego

Deputado Marlúcio Pereira, pré-candidato a prefeito de Aparecida pelo PSB, afirmou que recebeu com tranquilidade os números da pesquisa Epom, divulgada pelo Diário de Aparecida na última sexta-feira, dia 1º. Na estimulada, o parlamentar aparece em primeiro lugar, com 22,7% das intenções de voto, para as eleições deste ano, seguido pelo Professor Alcides Ribeiro Filho (PSDB), que aparece com 21,7%.

O terceiro é Gustavo Mendanha, que ficou com 12,3%. “Ficamos muito felizes porque isso demonstra o reconhecimento do nosso trabalho”, avaliou Marlúcio ao jornalista Ronaldo Coelho, correspondente do Folha Z em Aparecida.

Já na pesquisa espontânea, o deputado aparece na segunda colocação, com 3% das intenções de voto, empatado com o Professor Alcides. Mesmo neste cenário, ele mantém o otimismo.

LEIA MAIS: Marconi entra na Justiça contra Lula: governador quer indenização por danos morais

Levantamento estimulado feito pela Epom Pesquisa de Opinião e Mercado, a pedido do Instituto Albino Boaventura, mostra uma disputa apertada pela liderança entre o deputado Marlúcio Pereira (PSB) e o Professor Alcides Ribeiro Filho (PSDB). Marlúcio está à frente, com pequena vantagem. Já no levantamento espontâneo, uma surpresa. Gustavo Mendanha (PMDB) é o líder, seguido pelos pré-candidatos do PSB e do PSDB.

Levantamento feito pela Epom Pesquisa de Opinião e Mercado em Aparecida de Goiânia, a pedido do Instituto Albino Boaventura, entre os dias 23 e 26 de junho de 2016, com 650 eleitores entrevistados, mostra dois cenários diferentes.

No levantamento estimulado, o deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB) é o líder da corrida sucessória no município. Marlúcio aparece com 22,7% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o Professor Alcides Ribeiro Filho (PSDB), com 21,6%, o que configura um empate técnico entre ambos. Em terceiro lugar aparece o pré-candidato do PMDB, Gustavo Mendanha, com 12,3%, seguido por William Ludovico (PTB), com 6,3%; coronel Sílvio Benedito (PP), com 4,5%; e Tanner de Melo (PRTB), com 1,8% das intenções de voto.

Dos 650 entrevistados, 17,2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 13,6% disseram não saber ou ainda estão indecisos. O nome do advogado Daniel Rocha Couto, pré-candidato a prefeito da Rede Sustentabilidade, não foi colocado para avaliação do eleitor.

Presidente da Câmara espera que não seja necessária a utilização de força policial para retirar os professores do plenário   / Foto: divulgação

Gustavo Mendanha (Foto: divulgação)

Gustavo Mendanha é líder no levantamento espontâneo

Neste quesito, a pesquisa traz uma surpresa. Pré-candidato a prefeito pelo PMDB, o vereador Gustavo Mendanha está à frente dos seus concorrentes. Em segundo lugar, empatados, aparecem o deputado estadual Marlúcio Pereira e o Professor Alcides Ribeiro

Levantamento espontâneo feito pela Epom Pesquisa de Opinião e Mercado em Aparecida de Goiânia mostra que o pré-candidato a prefeito do PMDB, vereador Gustavo Mendanha, está à frente dos seus concorrentes. O peemedebista aparece com 4,7% das intenções de voto, seguido por Marlúcio Pereira (PSB), com 3,0%, e Professor Alcides (PSDB), também com 3,0%. Em quarto lugar aparece o vereador William Ludovico, pré-candidato a prefeito pelo PTB, com 0,8%. Em quinto vem o coronel Sílvio Benedito (PP), com 0,5% das intenções de voto.

Dos entrevistados na pesquisa espontânea, 8,8% disseram preferir outros nomes e 17,1% manifestaram a intenção de anular o voto ou votar em branco. O que chama a atenção nesse levantamento é o grande número de eleitores que não sabem em quem votar ou que estão indecisos: 62,1%. O nome do advogado Daniel Rocha Couto, pré-candidato a prefeito da Rede Sustentabilidade, não foi colocado para avaliação do eleitor.

Rejeição dos pré-candidatos

O pré-candidato Marlúcio Pereira lidera a pesquisa neste quesito. Tanner de Melo, William Ludovico, coronel Sílvio Benedito e Professor Alcides estão empatados. Gustavo Mendanha é o menos rejeitado entre eles

O deputado Marlúcio Pereira (PSB), que lidera a intenção de voto na estimulada, lidera também no quesito rejeição. Ele aparece na frente, com 26,1% de rejeição. Na sequência, aparecem quatro pré-candidatos empatados: Tanner de Melo (PRTB), com 19,8%; William Ludovico (PTB), com 18,8%; coronel Sílvio Benedito (PP), com 18,5%; e Professor Alcides (PSDB), com 18%. O menos rejeitado entre os pré-candidatos é Gustavo Mendanha (PMDB), com 15,3%, número considerado baixo.

Entre os entrevistados, 43% disseram não rejeitar nenhum dos pré-candidatos. O nome do advogado Daniel Rocha Couto, pré-candidato a prefeito da Rede Sustentabilidade, não foi colocado para avaliação do eleitor.

Marlúcio, o mais conhecido; coronel Sílvio, o menos

Líderes na intenção de voto na estimulada, pré-candidatos do PSB e do PSDB são os que os eleitores de Aparecida mais conhecem

A Epom Pesquisa de Opinião e Mercado levantou também o grau de conhecimento do eleitor em relação aos pré-candidatos a prefeito. O mais conhecido entre eles é o deputado Marlúcio Pereira (PSB). Dos entrevistados, 32,1% disseram conhecê-lo bem. Em segundo aparece o Professor Alcides (PSDB). Ele é bem conhecido por 28,3% dos entrevistados. Já William Ludovico (PTB), por 10,9%. Outros 9,1% disseram conhecer bem Gustavo Mendanha (PMDB), que aparece em quarto lugar neste quesito. Na sequência vem Tanner de Melo (PRTB), com 6,1%. O menos conhecido de todos é o coronel Sílvio Benedito. Apenas 2,9% disseram conhecê-lo bem.

Dados técnicos da pesquisa

A pesquisa tem como objetivo aferir a intenção de voto, rejeição e grau de conhecimento dos pré-candidatos às eleições municipais de 2016, em Aparecida de Goiânia, bem como a avaliação dos governos federal, estadual e municipal.

– Período da realização da coleta: De 23 a 26 de junho de 2016
– Margem de erro: 3,0 pontos percentuais
– Nível de confiança: 95%
– Número de entrevistados: 650
– A pesquisa foi feita por: Epom – Pesquisa de Opinião e Mercado Ltda.
– Contratante: Instituto Albino Boaventura
– Número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): GO-03810/2016
– Divulgação liberada pelo TSE: A partir do dia 30/06/2016