Projeto obriga bares e restaurantes a fornecer água gratuita aos clientes em Goiás

Projeto obriga bares e restaurantes a fornecer água gratuita aos clientes em Goiás

Bares e restaurantes podem ser obrigados a fornecer água gratuita aos clientes em Goiás (Foto: Reprodução)

Deve ser votado em Plenário na Assembleia Legislativa de Goiás um Projeto de Lei que obriga bares, restaurantes e estabelecimentos similares a servir água filtrada gratuitamente a clientes em todo o Estado.

O Projeto de Lei n° 2606/15 é de autoria do deputado Bruno Peixoto (PMDB), que cita metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo como exemplos de funcionamento dessa prática: “Bares e restaurantes das duas cidades já oferecem gratuitamente água filtrada aos clientes independentemente de pedido e pagamento”, disse.

LEIA MAIS: Capivara é a nova frequentadora do Parque Vaca Brava

Peixoto acrescentou que a medida ainda visaria à preservação do meio-ambiente. “Outra vantagem é a diminuição do consumo de garrafas plásticas, muito usadas pelas indústrias e que poluem o meio-ambiente”, afirmou.

A proposta, caso aprovada, determina que bares e restaurantes sejam obrigadas a afixar em cardápios ou locais de ampla visibilidade a frase “Este estabelecimento fornece gratuitamente aos clientes água filtrada”. E, caso descumprida, gera multa de R$ 500 e mil.

Protesto

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO) Fernando Jorge disse ao “Jornal Opção” que lamenta o projeto do deputado Bruno Peixoto. Para ele, é mais uma proposta para prejudicar o setor de alimentação. Para ele, os estabelecimentos não teriam condições de oferecer água para os seus clientes.