Vereador quer implantar postos de saúde em shoppings centers de Goiânia

Vereador quer implantar postos de saúde em shoppings da capital. | Foto: Eduardo Nogueira / Câmara Municipal

Vereador quer implantar postos de saúde em shoppings da capital. | Foto: Eduardo Nogueira / Câmara Municipal

De autoria do vereador Edson Automóveis, do PMN, a proposta estabelece critérios baseados na classificação dos shoppings pela ABRASCE e pelo IBGE de acordo com a área bruta locável, com três mil metros quadrados e um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem.

Entre três mil e nove mil metros quadrados, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem devem trabalhar nos postos. Entre nove mil e vinte e sete mil metros quadrados, se acrescenta um clínico geral, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem.

Já acima de vinte e sete mil metros quadrados, deve-se colocar um cardiologista, um clínico geral, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem. Todo posto de saúde deverá estar aparelhado, no mínimo, com um desfibrilador, um aparelho de medir pressão, um aparelho de eletrocardiograma e um balão de oxigênio.

LEIA MAIS: Câmara aprova alteração em conselho que promove igualdade racial

Objetivo

De acordo com o projeto, o estabelecimento que não obedecer à regra poderá ser multado no valor de R$ 10 mil e em caso de reincidência, a multa será dobrada.

Segundo Edson, o objetivo é “socorrer imediatamente funcionários e usuários dos shoppings que, eventualmente, precisem de atendimentos médicos”. “Sabemos que uma vida pode ser salva por frações de segundo e sendo assim, se faz necessário os postos de saúde adaptados para primeiros socorros”, conclui o parlamentar.