Prefeito mantém ampla frente no Jardim América

A pedido do Folha Z, o Instituto Idep Brasil fez sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa eleitoral para prefeitura de Goiânia com os moradores do Jardim América.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor escolhe o candidato sem a ajuda de uma cartela contendo os nomes dos candidatos, 45% dos moradores se mostram indecisos. Paulo é citado por 24,7%, enquanto Jovair aparece com 9%. Elias Júnior vem em terceiro com 3,3%. Isaura e Simeyzon aparecem empatados com 1,3%, cada. Reinaldo Pantaleão aparece com 1%, José Netho com 0,7% e Rubens Donizzeti não foi citado.

Estimulada

No levantamento estimulado, quando é mostrada ao eleitor uma cartela contendo os nomes dos candidatos, Paulo Garcia (PT) aparece na frente e aponta crescimento de Jovair Arantes (PTB), que está no segundo lugar.

O petista mantém-se na liderança com 28% das intenções de voto, contra 12,3% de Jovair Arantes.  Elias Júnior (PMN) aparece com 5,3%, Isaura Lemos (PC do B) obteve 2%. Simeyzon Silveira (PMN) e Reinaldo Pantaleão (PSOL) ficaram empatados, ambos com 1,3%. José Netho (PPL) aparece com 0,7%. O número de eleitores que não sabem ou estão indecisos chega a 29,7%. O nome do candidato Rubens Donizzeti (PSTU), constava do questionário apresentado aos entrevistados, mas novamente não foi citado por nenhum deles.

Rejeição

Segundo o Instituto Idep Brasil, entre os candidatos a prefeito, o mais rejeitado pelos moradores do Jardim América, em levantamento feito de forma estimulada, é Jovair Arantes, citado por 15% dos entrevistados. Em seguida aparece Paulo Garcia com 8,7%, Isaura Lemos com 7%, Elias Júnior com 4,3%. Simeyzon Silveira aparece com 4%. Reinaldo Pantaleão com 3,7% e José Netho com 0,3%. Rubens Donizzeti não teve rejeição. Não souberam responder 27,3% e não rejeitam ninguém 29,7%.

Análise

De acordo com o jornalista e articulista político Ronaldo Coelho, como o número de eleitores indecisos é grande, o cenário se mantém indefinido. “A questão é saber para onde o eleitorado vai caminhar. O goianiense, conforme divulgado em outras pesquisas se mostra muito indefinido. Na estimulada, 29,7% não do eleitorado não sabem em quem votar. Na pesquisa espontânea este resultado chega a 45%. Isso mostra que há espaço para mudança. Contudo, Paulo Garcia larga com resultado expressivo. Na espontânea e na estimulada o atual prefeito tem mais que o dobro das intenções de voto se compararmos com o segundo colocado, que é o Jovair. O demais candidatos não saem da casa de um dígito. Se somarmos os percentuais de todos da oposição não dá a intenção de voto em Paulo Garcia. Por isso, creio que não será fácil tirar a reeleição do Paulo. E ele pode levar no primeiro turno”, afirma.

Sondagem

A sondagem foi realizada nos quatros cantos do Jardim América, no dia 8 de setembro, e ouviu 260 eleitores. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número GO-00205/2012.

Os 16 nomes mais lembrados para vereador (Espontânea / Jardim América)

Denício Trindade

Marcão Bits

Glauco Borges

Paulo da Farmácia

Serjão

Welington Peixoto

Doutor Gian

Irmã Cida

Jan Carlos

Igor Franco

Cida Garcês

Roberto Gomes

Doutor Bernardo

Amilton Ramos

Cleybe Morais

Fonte: Idep Brasil / Nº de registro [TRE] GO-00205/2012.