Sindilojas busca a valorização do empresário goiano

 

“A contribuição ao sindicato trata-se de um investimento”, frisa José Carlos.

FZ – Qual é o papel do Sindilojas?

Quando você monta uma empresa você faz parte de uma categoria que é representada por um sindicato. O sindicato tem a outorga legal pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para representar as categorias que fazem parte desse sindicato. O Sindilojas que é o sindicato do comércio varejista engloba diversas categorias.

Se um empresário tem algum tipo de problema, no qual precisa estabelecer um diálogo com um órgão público, ao fazer isso sozinho dificilmente ele conseguirá uma solução ágil ou até mesmo a atenção necessária.  No entanto, quando o sindicato vai conversar com o prefeito, com o governador ou com algum órgão público, ele vai representando toda uma categoria e busca solução não só para o problema daquele empresário, mas de toda a classe.

Além disso, o sindicato coordena o funcionamento do comércio varejista no Estado juntamente com o sindicato dos trabalhadores. O Sindilojas é responsável pela discussão sobre salários. Na convenção coletiva as propostas salariais são discutidas pelo sindicato dos empregados do comércio e o sindicato patronal que representa os empresários, no caso o nosso sindicato. Dentro das necessidades de ambas as partes um acordo coletivo de trabalho é estabelecido e tem validade por um ano. O acordo estabelece além de salários, benefícios, regras a serem seguidas, horários de funcionamento e demais questões referentes ao bom funcionamento do comércio varejista.

FZ – Segundo o senhor que importância tem o comércio varejista para uma localidade?

O comércio varejista é importante para o desenvolvimento de um bairro, de uma cidade, de um Estado.  Nos locais onde se tem um comércio forte o bairro desenvolve-se rapidamente e a população passa a ter acesso a vários tipos de serviços e produtos, não precisa mais se descolar grandes distâncias para realizar a compra de diversos itens.

Com base nessa idéia o sindicato já pensa no crescimento planejado do comércio até mesmo para evitar problemas logísticos relacionados ao deslocamento. Quando você tem um comércio planejado e bem organizado você evita grandes deslocamentos, conseqüentemente desafoga o trânsito em algumas áreas da cidade e evita outros tipos de transtornos como a escassez de locais para estacionamento.

FZ – Quais as principais metas do Sindilojas para o ano de 2011?

Embora o Sindilojas tenha 75 anos, o pessoal conhece muito pouco sobre a importância e função de um sindicato na empresa dele.  Trata-se até mesmo de uma falha nossa que não havíamos utilizado da maneira adequada os veículos de comunicação para melhor comunicar com o empresário de modo que o mesmo tenha conhecimento sobre o que é aquela boleta que ele paga anualmente, muitas vezes tão a contra gosto.

Começamos o ano de 2011 estabelecendo a nossa missão e nossa visão. Isso foi feito com o envolvimento dos nossos colaboradores internos e queremos transmitir isso a todos os nossos afiliados. A nossa visão é onde queremos chegar, a bandeira do sindicato é o respeito ao empresário goiano, o reconhecimento pela sociedade do papel do empresário na geração de emprego e renda, no desenvolvimento social e tecnológico de uma localidade.

O sindicato está buscando agora a valorização do empresário perante a sociedade, perante os órgãos públicos pelo trabalho que ele presta em prol da sociedade.  A nossa missão é conseguir dotar o sindicato e o comércio de ferramentas para que isso se torne possível. Essa é nossa principal meta para 2011.

Outra meta que pode ser destacada é o lançamento de programas que valorizem as questões sociais e ambientais. Como sindicato, queremos ser antes de qualquer coisa um exemplo nessas áreas.  No Sindilojas todo o papel utilizado vai para a reciclagem, fazemos todo um trabalho no qual visamos não só participar das ações, mas sermos multiplicadores. Queremos comunicar cada vez mais com o nosso associado e contribuir com a melhoria do comércio.

Uma das ações mais recentes que realizamos foi à distribuição gratuita do Código de Defesa do Consumidor nos bairros da capital, em Aparecida de Goiânia e em cidades do interior. O nosso sindicato é eclético, composto por 16 categorias.  Muitos empresários pagam a taxa anual ao sindicato, mas poucos usufruem dos benefícios por falta de conhecimento. Nosso desafio agora é estar mais próximo desse contribuinte.

FZ – Quantos afiliados o Sindilojas tem hoje?

No Estado em torno de 30 mil espalhados por diversas regiões, sendo que a maior parte se concentra na capital onde são 10 mil afiliados

FZ – Quais são os benefícios à disposição desses afiliados?

Linhas de créditos, o sindicato fechou um convênio com o Goiás Fomento, há um posto de atendimento aqui na sede do Sindilojas. Temos ainda aqui uma clínica odontológica com preços subsidiados, temos convênio médico com valor diferenciado pro afiliado.  Desconto em alguns estabelecimentos comerciais, medicina do trabalho e uma escola de informática com aulas gratuitas são outros benefícios que oferecemos.

Vamos a um exemplo prático, a utilização obrigatória da nota fiscal eletrônica.  Tem empresário que não sabe como funciona a nota e há aqueles que não sabem utilizar nem mesmo o computador, pode vir aqui que nós mostramos como utilizar.

Quando você monta uma empresa, essa empresa faz parte de uma categoria que é representada legalmente por um sindicato.  A CDL não é um sindicato, mas sim uma câmera com um modelo de associação, na qual você vai lá e mostra seu interesse em fazer parte daquela associação e há uma mensalidade a ser paga para que você possa usufruir dos benefícios oferecidos pela entidade. Então você vai lá e se associa, assim como se associa à ACIEG.

Embora trabalhemos em parceria com outras entidades como a CDL e a ACIEG, a relação com o associado é diferente A pessoa vai até essas entidades e se associa por livre e espontânea vontade. No nosso caso, ao abrir a empresa você já faz parte do sindicato, é a categoria que te representa.

Quando você monta sua empresa, automaticamente você tem o seu sindicato. É gerado um número chamado CINAI- Código Nacional de Afinidades Econômicas, que dirá a qual sindicato você pertence. Para se entender melhor a estrutura funciona assim. Em nível nacional tem-se a CNC- Confederação Nacional do Comércio. Nos Estados existem as federações. Aqui em Goiás nós temos a FECOMÉRCIO que é composta por 27 sindicatos e por sua vez os sindicatos são formados por categorias.

FZ – Hoje qual seria a mensagem do senhor aos associados do Sindilojas?

Gostaria de convidar todos os nossos associados, contribuintes e até mesmo os que não são para conhecer o Sindilojas, conhecer os nossos projetos e acima de tudo conhecer o que o sindicato tem para oferecer. Conheça e usufrua dos benefícios, pois você já faz parte da categoria. Há empresários que ainda vêem a contribuição ao sindicato como uma despesa, quando na verdade trata-se de um investimento e até mesmo lucro uma vez que ao utilizar, nem que seja um pouquinho, de todos os serviços prestados pelo sindicato, esse empresário já cobriu o valor da taxa anual de contribuição.

Serviço

A taxa paga ao sindicato é de 240 reais ao ano e permite que o contribuinte tenha acesso a todos os serviços e benefícios oferecidos pelo Sindilojas.

(Daniella Barbosa)