Sindilojas cobra solução para falta de estacionamento

José Carlos e lideranças classistas se reúnem com Paulo Garcia para discutir a instalação de parquímetros

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas), José Carlos Palma Ribeiro, esteve reunido com o prefeito Paulo Garcia (PT) para discutir a instalação do sistema eletrônico de estacionamento rotativo em vias públicas, popularmente conhecido como parquímetro.

De acordo com o presidente, os principais centros comerciais de rua da cidade, como os setores Campinas, Fama, Centro e Marista são os maiores prejudicados pela falta de estacionamento para os consumidores. Atualmente, as vagas são ocupadas por veículos que permanecem durante todo o dia no mesmo local, impedindo a rotatividade e o acesso do consumidor e de moradores dessas localidades. Com a instalação dos parquímetros o Sindilojas acredita que irá garantir a rotatividade dos estacionamentos.

O objetivo da reunião foi cobrar providências do poder público, principalmente para os que possuem verdadeiros interesses de solucionar os problemas que atrapalham o comércio de rua da capital, a apresentarem iniciativas. O estacionamento controlado, como o parquímetro, foi apontado como um sistema viável para o controle, pela boa tecnologia e pelo baixo custo.

Ano eleitoral

De acordo com o presidente do Sindilojas, 2012, por ser um ano eleitoral, é um bom ano para que as entidades cobrem dos governantes providências para fomentar o crescimento do comércio goianiense, levando satisfação aos empresários e consumidores. “Problemas de trânsito como o aumento da poluição, consumo de combustíveis, acidentes, entre outros, também devem ser levados em conta. A falta de estacionamento e dificuldades no acesso a alguns estabelecimentos podem ser resovildos com a implantação de um sistema de estacionamento controlado. Assim todos ganham”, ressalta José Carlos.

Segundo o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, a mobilidade urbana merece prioridade e a prefeitura vai buscar ferramentas para melhorar o fluxo do trânsito investindo em prevenção, estruturação e boas condições de tráfego.

Na reunião com o prefeito, José Carlos estava acompanhado de três diretores do Sindilojas, Waldomiro Dall Agnol, Antônio Meneguello e Geraldo Moreira; empresários do Bairro de Campinas; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Romão Tavares; da presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz; e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL), Melchior Duarte.