Toloi se despede do Goiás. Zagueiro é o primeiro reforço do São Paulo

O zagueiro Rafael Toloi, que teve parte de seus direitos econômicos cedidos ao São Paulo Futebol Clube, se despediu dos profissionais do Goiás Esporte Clube na manhã desta sexta-feira, 6. O atleta não joga mais pelo clube esmeraldino, e deve se apresentar em breve ao seu novo time.

O presidente executivo do Goiás, João Bosco Luz, anunciou oficialmente a negociação na manhã desta sexta. “É com muito pesar que anuncio a negociação do Rafael Toloi. Cedemos ao São Paulo 25% dos direitos econômicos do Toloi.”

Toloi se mostrou feliz com a transferência, mas não escondeu que deseja sair do Goiás em outra situação. “Não vou mentir, estou feliz, mas infelizmente não estou saindo como gostaria, com o Goiás na primeira divisão. Mas foi uma negociação boa para mim, para o Goiás e para o São Paulo”. O zagueiro fez questão de agradecer os seus ex-companheiros de time, e a diretoria esmeraldina, enaltecendo o apoio que sempre recebeu do presidente do Conselho Deliberativo do Goiás, Hailé Pinheiro.

Antes de encerrar a coletiva Toloi fez questão de mostrar sua identificação com o clube. “Hoje o Goiás perde um jogador, mas ganha um torcedor, vou estar sempre torcendo para que o Goiás volte esse ano a elite”, ressaltou.

O João Bosco, esclareceu detalhes da negociação. “Recebíamos duas, três ligações todos dias com propostas pelo Toloi, mas sempre dissemos não. Foi uma negociação rápida, recebemos a proposta na quarta no inicio da noite, consultamos nossos companheiros, primeiramente meus vices, Dr. Sérgio Rassi e Dr. Adriano Oliveira , depois submetemos a aprovação do Conselho, e por unanimidade aceitamos a proposta. Na tarde de ontem (quinta) nós concluímos as negociações ”, disse o presidente.

História

Formado nas categorias de base do Goiás Esporte Clube, o zagueiro Rafael Toloi é uma pessoa simples, mas que projeta um futuro grandioso dentro das quatro linhas. Nascido em Glória D’Oeste, município situado a 300km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, o jogador é considerado uma das grandes revelações no futebol goiano.

Seu primeiro jogo como atleta profissional foi disputado no dia 26 de março de 2008, confronto válido pela terceira rodada do terceiro turno do Campeonato Goiano. Na ocasião, o time esmeraldino goleou a Jataiense por 4 a 1 no estádio da Serrinha e, ao final da partida, Rafael Toloi foi muito elogiado por Caio Júnior, até então treinador do Goiás, e pela crônica esportiva.

Sua ascensão começou a se consolidar no início de 2009, quando participou da campanha da seleção brasileira sub-20 na conquista do Campeonato Sul-Americano. Ao retornar para o Brasil, ganhou a titularidade no time principal do Goiás e conquistou o Campeonato Goiano, seu primeiro título profissional, sendo ainda eleito o melhor zagueiro e o jogador-revelação do torneio.