A Arena Corinthians ou Itaquerão, se impõe pela magnitude no estádio no alto de uma colina. Porém, nesta quarta-feira, 27, a moderna estrutura sucumbiu parcialmente, golpeando fatalmente dois operários e abalando a imagem do país sede da Copa do Mundo.
Um dos únicos operários que ficaram nos arredores da Arena Corinthians relatou que o desabamento foi como um terremoto. Segundo ele, as pessoas que estavam próximas ao local do acidente sentiram o chão tremer. “Muitos ficaram nervosos e começaram a chorar”, afirmou. O operário não quis revelar o nome. No momento do acidente, ele almoçava na cantina junto com centenas de outros operários.
Segundo o portal BBC Brasil a notícia da queda de parte do Itaquerão estremeceu a organização da Copa do Mundo
BBC Brasil – Tão logo se anunciou a tragédia, uma multidão de jornalistas se apressou em chegar ao local. A imprensa ficou do lado de fora, no chão de terra batida, que até a Copa deve estar gramado e pronto para dar as boas vindas a torcedores de todo o mundo.
O estádio estava quase 100% finalizado. As cadeiras estão todas instaladas, o campo está pronto. Mas com o incidente, ninguém mais espera que o Itaquerão seja entregue até o fim do ano, como estava previsto.
O ex-presidente do Corinthians e agora responsável pelo Itaquerão, Andrés Sanchez, falou com a imprensa ao lado de um representante da construtora Odebrechet, na mesma cantina que indiretamente serviu de abrigo para os funcionários na hora do desastre.
Visivelmente nervoso, Sanchez “lamentou” a morte dos dois operários. Ele se negou a falar sobre prazos de entrega da obra e mostrou irritação ao responder as perguntas dos repórteres e ameaçou várias vezes interromper a entrevista, em meio ao calor úmido e abafado da cantina.
30% da estrutura do setor leste do Itaquerão foi comprometida e está interditada
Horas depois, o coordenador da Defesa Civil paulistana, coronel Jair Paca de Lima, disse que 30% da estrutura do setor leste do Itaquerão foi comprometida e está interditada. A polícia esteve no local e deve retornar para concluir a perícia.
“Pode ter ocorrido um erro de procedimento, uma torção do guindaste devido ao peso da peça. Algo também pode ter batido”, disse o coordenador da Defesa Civil.
Apesar dos atrasos, as obras não serão retomadas imediatamente. Ao fim da tarde, um cartaz escrito à mão foi colocado na cerca ao redor do Itaquerão: “Em respeito a família dos acidentados estaremos de luto nos próximos 3 dias e retomaremos os trabalhos em 2/12.”
Discussão sobre isso post