Após mais de 2 anos de obras, o Terminal Isidória foi reinaugurado na manhã desta 2ª feira (25), no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.
A crimônia teve a presença do prefeito Rogério Cruz, do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sandra Holanda.
De acordo com a prefeitura, as obras começaram em fevereiro de 2020 e o investimento total foi de R$ 19,5 milhões.
Segundo o prefeito Rogério Cruz, a pandemia da Covid-19 foi um dos fatores que mais influenciaram no atraso das obras.
Com as mudanças, a área construída passou de 2,1 mil para 7,9 mil m², tornando-o 3 vezes maior do que o antigo terminal.
Além disso, a reestruturação permite ao espaço receber, no futuro próximo, os ônibus do BRT Norte-Sul.
Detalhes do Novo Terminal Isidória
O Novo Terminal Isidória tem 4 plataformas comuns para embarque e desembarque de passageiros e uma específica para o BRT, além de banheiros, lanchonetes, área de apoio administrativo e elevador.
A cobertura de 8 mil m² é metálica, o que propiciará temperaturas mais amenas no ambiente interno.
São 35 pilares de 11 m cada, e 7,1 mil m² de pavimento de concreto.
Os passageiros que utilizarem o Isidória terão acesso à rede de Wi-Fi (com limite de tempo).
Segurança
Entre as novidades está também um novo sistema de monitoramento em tempo real.
A Central de Controle e Operação (CCO) vai cuidar da segurança no local com auxílio de 32 câmeras de vigilância, das quais 30 são fixas (instaladas nas entradas e nas plataformas de embarque) e 2 com capacidade para se movimentar em 360°, com resolução e poder de alcance ampliados (são as chamadas ‘Speed Dome’).
O acompanhamento das imagens será feito pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), 24 horas por dia.
Segundo o prefeito Rogério Cruz, ele também poderá acompanhar o monitoriamento do terminal direto do seu gabiente.
O terminal conta ainda com duas câmeras de leitura, que foram instaladas para capturar placa e hora de cada ônibus que passar pelo local.
Serão dados úteis principalmente para CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da planilha de horários.
Além, é claro, dos monitores que informam aos passageiros a previsão de chegada e saída dos veículos (chamados de pontos de RMTV).
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