O Governo do Estado e o Ministério de Minas e Energia chegaram a um acordo nesta quinta-feira, dia 30, para a transferência definitiva do controle acionário da Celg D para a Eletrobrás.
O “Termo de Entendimento” foi assinado na manhã desta quinta-feira (30) na sede do Ministério de Minas e Energia, pelo governador Marconi Perillo e o ministro Edison Lobão.
De acordo com o Termo, a participação acionária a ser adquirida pela Eletrborás será de até 51% das ações ordinárias da Celg D. Ao Estado e à Celgpar fica a responsabilidade de viabilizar a injeção de recursos de até R$ 1,9 bilhão na Celg D.
Esta obrigação ficará vinculada à liberação de operação de crédito da Caixa Econômica Federal (empréstimo já aprovado pela Assembleia Legislativa) e da Celgpar.
O governador considerou o compromisso como um “divisor de águas” e que está tentando encurtar o controle da estatal antes do mês de maio, prazo previsto para isso. “Se houver uma valorização grande, vai atender aos 49% do governo estadual e aos 51% do governo federal e ambas as partes irão ganhar”, salienta.
Discussão sobre isso post