As aulas da 1ªturma infantil de jiu-jitsu do Centro de Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, começaram nessa 3ª feira (6).
Ao todo, 25 alunos entre seis e 14 anos de idade irão aprender a modalidade esportiva gratuitamente durante os treinamentos que serão ministrados 2 vezes por semana.
A aula inaugural contou com a participação dos pais dos alunos e do professor convidado Sérgio Franco.
“O jiu-jitsu eleva a autoestima da criança e do adolescente. Quem pratica a modalidade sabe quem realmente é e não se envolve em confusões e coisas erradas”, lembra o profissional.
Mais conhecido como Primo, ele destaca ainda o poder transformador do esporte: “Tenho grande experiência com alunos que modificaram o comportamento, melhoraram as notas escolares e estão no caminho certo da formação cidadã”.
Disciplina do jiu-jitsu
Na primeira aula, os alunos ouviram uma palestra do professor Clayton Arruda, que será responsável pela turma, praticaram aquecimento e ainda receberam um kit com balas, pipoca e pirulito de presente.
“Essa é uma iniciativa que foi sugerida pelo nosso prefeito Vilmar Mariano. Iniciamos com uma turma, mas nossa intenção é ampliar a oferta de vagas. O jiu-jitsu ensina muito sobre disciplina e valores éticos. Aqui, não seremos apenas uma equipe, seremos uma família”, destaca Claytinho que coleciona dezenas de títulos, inclusive o brasileiro de jiu-jitsu.
O professor exigiu dedicação e companheirismo dos alunos.
Coordenador do complexo esportivo e cultural, Washington Arruda, enfatizou que várias crianças da região tiveram as vidas transformadas depois que começaram a praticar alguma modalidade.
Ainda, segundo o coordenador, o CEU das Artes não oferece apenas formação esportiva, mas também amparo para os alunos.
“Tentamos ajudar nossos alunos que têm dificuldade de aprendizado na escola. Muitos nos procuram pedindo ajuda porque não estão conseguindo assimilar determinada disciplina. Nestes casos buscamos parceria com a Secretaria de Educação que disponibiliza professores para aulas de reforço que são ministradas em nossa biblioteca”, explicou.
Discussão sobre isso post