Cerca de 1,1 milhão de pessoas recebem a partir dessa 2ª feira (17) o Abono Salarial do período de 2016 a 2020.
Os pagamentos são referentes a benefícios que tiveram revisão de valor, de origem judicial, ou que não foram retirados durante os calendários já encerrados, entre 2016 e 2020.
O abono salarial equivale no máximo a um salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.212, e é pago aos profissionais que ganham até 2 salários mínimos.
O crédito é feito diretamente na conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal; ou em conta poupança social digital, aberta automaticamente em seu nome, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O saque poderá ser realizado também com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências.
Quem tem direito ao Abono Salarial
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até 2 salários mínimos.
Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Os trabalhadores também podem checar se têm direito ao saque pelo site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital.
A central Alô Trabalhador, telefone 158, também está disponível para atendimento.
Discussão sobre isso post