Secretaria de Educação libera área para instalações da 9ª CIPM
Por Fernanda Kalaoun
Em maio, a Secretaria Estadual de Educação cedeu o espaço ocioso, localizado no Colégio Estadual Jardim América, para a Secretaria de Segurança Pública. O terreno, que não tinha utilidade para a instituição de ensino, dará lugar para a aguardada base comunitária, onde a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (9ª CIPM) será instalada.
A luta pelo espaço próprio da 9ª CIPM já dura seis anos. Capitão Cardoso, que comanda a companhia, prefere ser cauteloso ao confirmar a ocupação do local. “Quando estivermos lá dentro, teremos certeza. Já houveram tantas promessas e tantos percalços”, disse. “Como a região é nobre, não é simples conseguir terreno. Outras três áreas públicas já estiveram engatilhadas, daí algo mudava e não dava certo. Nunca esteve tão certo como agora”, diz confiante.
Conquistas
Além da liberação do espaço, a 9ª CIPM recebe ajuda do Tribunal Regional do Trabalho, que determinou que R$ 178 mil de uma dívida trabalhista da Orca Construtora deverão ser direcionados para a edificação da base. “Ainda não dá para o que queremos, mas poderá ser feito um aporte e, quem sabe, completar o valor de R$200 mil”, contou o capitão. “A Orca realizará um projeto em cima do que levamos para ele. Neste mês, a PM, a construtora e o Ministério Público do Trabalho deverão assinar um contrato. Por enquanto, o acordo é verbal. Mas uma vez iniciada as obras, a Orca nos entregará a chave da base em 40 dias”, informou.
Trâmites
A partir de agora, para a construção da base ser executada, depende de questões como uso de solo e outras autorizações da prefeitura. “Falei com Denício Trindade, secretário de Habitação, para nos ajudar a acelerar esses trâmites”, contou capitão Cardoso. “A burocracia pode nos atrasar, mas a etapa mais trabalhosa já foi vencida, que era conseguir a transferência do terreno da Secretaria de Educação para a Secretaria de Segurança Pública. Foram cinco meses. O dinheiro, que seria difícil, já conseguimos. Como não há verba orçamentária destinada pelo Estado para nós, conseguimos direcionar a multa por meio de um órgão externo”, explica.
Benefícios
Segundo capitão Cardoso, ainda não há como precisar uma data para a finalização das obras. “Com ajuda do Denício, arrisco 60 dias”, falou. Atualmente, a 9ª CIPM está instalada dentro do 7º Batalhão, ao lado do Terminal Bandeiras. De acordo com o capitão, a luta pela sede própria dura desde 2008, quando a unidade independente foi criada. “Com a base, ganhamos nós e a comunidade. A região adquire referência territorial, aumenta o fluxo de viaturas e atenderemos melhor à comunidade. Até os imóveis valorizam mais com um batalhão por perto. Nós, por outro lado, teremos autonomia”, afirma.
Cardoso destaca que a ocupação do terreno pela 9ª CIPM não irá interferir no funcionamento do colégio. “De 11 mil metros quadrados ocupados pela instituição, 2.100 foram passados para a Polícia Militar. Uma vez pronto, o quarteirão terá um colégio e uma unidade da polícia independentes”, afirma. “O colégio é um dos nossos maiores entusiastas e defensores. Traremos segurança a eles, sem interferir em seu espaço físico”, conta.
Discussão sobre isso post