Imagens da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha, dos operários que trabalharam nas obras e de jogadores e torcedores nas primeiras partidas realizadas no local. São essas as matérias-primas do livro As Ondas do Mané Garrincha: os Novos Candangos e a Construção de um Gigante do Futebol, dos fotógrafos – e irmãos – Alan e Lula Marques. A obra foi lançada na última quinta-feira, 3, no Mezanino da Torre de TV, em Brasília.
Profissionais consagrados, com passagens por tradicionais veículos de comunicação do país, Alan e Lula acompanharam de perto as etapas da construção do Mané Garrincha. Tanto que Lula chegou a produzir imagens da membrana branca que cobre o estádio, um dos momentos de que se recorda com mais emoção. “Quando você chega lá em cima, a membrana lembra os lençóis maranhenses, é uma coisa de louco”, explica o fotógrafo.
O livro é patrocinado pelo Governo do Distrito Federal. A tiragem de 5 mil exemplares não está à venda: será distribuída em órgãos públicos, embaixadas, hotéis e bibliotecas públicas da cidade. Os textos da publicação foram escritos em português, inglês e espanhol. Alan Marques é fotógrafo da Folha de São Paulo. Lula Marques trabalha atualmente como freelancer.
(Copa2014.gov)
Discussão sobre isso post