O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), começa nesta 2ª feira (9) o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), para o ano letivo de 2023.
O procedimento deve ser realizado até 30 de abril.
Os estudantes de Goiânia e região Metropolitana vão receber novos cartões, já adaptados às melhorias implementadas no sistema dessas localidades.
O cartão do ano anterior funcionou até o dia 31 de dezembro para esses usuários e não está mais ativo.
Apenas os alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) terão os cartões renovados automaticamente, já que as instituições de ensino ainda não concluíram o ano letivo de 2022.
Eles receberão um e-mail a partir do dia 10 de janeiro informando a data e o local da retirada. Somente aqueles que ingressarem em 2023 precisarão aderir ao sistema, se quiserem usufruir dele.
Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o procedimento é realizado pelo site da Juventude.
Se aprovado, o estudante é informado por e-mail e o cartão estará à sua disposição em até 15 dias, contados a partir da data em que fez a adesão, em uma unidade do Vapt Vupt.
A retirada deve ser agendada pelo site do Vapt Vupt.
Os cartões já serão entregues com créditos.
Cartão de estudante em Anápolis
Em Anápolis, quem já é cadastrado deve procurar a instituição de ensino onde estuda. Os novatos devem levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4 para fazer o cadastro na empresa de Mobilidade Urbana do município (Urban).
O cartão pode ser retirado no terminal urbano da cidade, na Rua Tônico de Pina, no Setor Central, sete dias após a solicitação.
Para ativar o benefício é necessário agendamento no Vapt Vupt, por meio do site de agendamento.
O superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Ricardo Costa Gonçalves, orienta os alunos de Goiânia e região Metropolitana, que receberão novos cartões, a renovarem o seu cadastro o quanto antes. “Assim, quando as aulas iniciarem, eles já estarão com o cartão em mãos”, alerta o superintendente.
Passe Livre Estudantil do transporte coletivo vai mudar em 2023 na Grande Goiânia
Discussão sobre isso post