Os debates da Rádio 730 e da TV Record foram cancelados. Os veículos não divulgaram o motivo. As informações de bastidores sugerem que o único debate não cancelado, ainda, é o da TV Anhanguera. Porém, especula-se que o governador Marconi Perillo, candidato à reeleição, não comparecerá ao evento. A coordenação do tucano teme que ele seja alvo único de todos os demais candidatos.
O ex-prefeito de Anápolis e candidato ao governo do Estado pelo PT, Antônio Gomide, disse, em nota, não estar surpreso com o cancelamento dos debates.
Veja na íntegra a nota publicada pelo candidato Antônio Gomide:
O debate realizado por O Popular mostrou o que todos já sabemos: da intolerância e da dificuldade para debater do governador Marconi. Ele escorregou nos dados e escancarou a inconsistência do seu projeto e de sua forma equivocada de governar, que não consegue responder às demandas do estado.
Por isso, não surpreende a notícia do cancelamento dos debates programados pela Rádio 730 e pela TV Record para esta próxima semana. Evidentemente, não interessa ao governador dialogar e discutir projetos. Esses dois cancelamentos se somam aos já feitos anteriormente pela Fonte TV e pela TV Goiânia, no que parece ser uma estratégia deliberada de cerceamento do debate. Aparentemente, a Record aqui no estado será a única afiliada no Brasil a não realizar um debate entre os candidatos a governador.
Ora, a essência da democracia é a discussão de ideias e a confrontação de propostas e projetos. Mas em Goiás, neste ano, só tivemos até aqui dois debates – um via rádio e o outro promovido por O Popular -, e só um deles com a presença do governador. O maior prejudicado é o eleitor. Espanta que em pleno século 21, nosso estado ainda tenha um déficit democrático tão grande onde atitudes autoritárias como essa sigam pautando o processo eleitoral.
Em 2012, candidato a reeleição em Anápolis, e com todas as pesquisas indicando vitória com mais de 80% dos votos, compareci a TODOS os debates a que fui convidado. É o que eu disse no debate do jornal O Popular: Goiás precisa de um governador que saiba dialogar. É o mínimo que se espera.
Discussão sobre isso post