O vereador Elias Vaz (PSB) não poupou críticas ao prefeito Paulo Garcia (PT) pelo aumento do IPTU. Em uma nota, Elias afirmou que o discurso da “’justiça social’ foi abandonado no caminho repleto de falta de transparência na hora de discutir com a sociedade qual é o imposto justo a se pagar”.
Em seu Facebook, o vereador considerou o aumento um absurdo, já que o goianiense não teve este aumento em seus rendimentos. “Votarei contra este projeto”, escreveu ele.
Confira a nota divulgada pelo vereador:
“Cai a máscara da Prefeitura de Goiânia: a nova proposta de aumentar no ano que vem o IPTU/ITU em 57,8% para todos os contribuintes deixa clara que a verdadeira intenção é aumentar a arrecadação. O discurso da “justiça social” foi abandonado no caminho repleto de falta de transparência na hora de discutir com a sociedade qual é o imposto justo a se pagar.
A estimativa é de que a arrecadação aumente R$ 180 milhões somente em 2015. Todo este dinheiro sairia diretamente do bolso dos proprietários de imóveis.
A Prefeitura quer ainda já deixar aprovado outro aumento, de 29,7%, a ser aplicado em 2016. Significa dizer que o aumento acumulado nos próximos dois anos será de quase 100%. Isso não é justo com o goianiense, que certamente não terá este acréscimo na renda pessoal ou familiar. Isto é, para dizer o mínimo, ignorar o poder contributivo do cidadão.
Igualar todos os contribuintes – dos mais ricos aos mais pobres – é o pior cenário que poderíamos ver. Esta atualização linear da planta de valores ignora qualquer critério técnico. Joga no lixo todo o trabalho da comissão que elaborou a planta e certamente está punindo donos de imóveis que teriam reajuste menor que 57%.
A Prefeitura diz que não tinha aumento de 4.000% mas também não revela a planta elaborada pelos técnicos do município. Permanece a falta de transparência e bom senso”.
Discussão sobre isso post