No último dia 19 de março comemoramos o Dia dos Artesãos.
É um bom momento para lembrar que a atividade realizada por esses artistas é extremamente importante.
O artesanato é uma atividade inclusiva, pois abre oportunidades às pessoas que gostam e desenvolvem habilidades na área.
Ele se insere em uma categoria que leva o empreendedorismo a um patamar de arte e cultura, ao mesmo tempo em que alcança todas as camadas da população, gerando emprego e renda para muita gente envolvida no seu circuito produtivo.
Em todo o Brasil, segundo dados do IBGE de 2019, eram cerca de 10 milhões de artesãos.
Mas, apesar da regulamentação da profissão pela Lei nº 13.180, de 2015, a grande maioria ainda permanecia na informalidade.
E aí está um grande potencial da atuação do Sebrae e parceiros para apoiar a formalização desse público, gerando organização e desenvolvimento do setor e, certamente, conquistar maior renda e reconhecimento.
O Sebrae tem um sólido trabalho junto aos artesãos.
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, promove o artesanato de todo o país e busca trazer qualificação ao setor, além de contar com um acervo de mais de 1.700 itens.
Não à toa, o CRAB acabou de ser citado como um local a ser visitado pelo jornal “The New York Times” (EUA).
Em Goiás, o Sebrae atua com o Projeto para o Fortalecimento do Artesanato Goiano, cujo objetivo é fomentar o segmento e dar suporte aos artesãos.
O projeto mapeou todo o estado em 2022, levantando as potencialidades de cada região e identificando grupos de artesãos.
Foram realizadas 29 reuniões, 19 visitas técnicas, apoiando a participação dos artesãos em sete feiras e exposições.
Parte dos resultados de uma pesquisa feita com 169 artesãos goianos apresentou números importantes para definir políticas e ações de apoio ao setor.
As maiores dificuldades apontadas por eles foram gestão do negócio, precificação dos produtos e trabalhar o marketing.
Dentre os dados, constatou-se que a faixa etária mais significativa está entre 48 e 59 anos; 20,7% são homens e 79,3% são mulheres; e 50% deles trabalham há mais de dez anos no ofício.
A pesquisa demonstrou ainda que as principais matérias primas dos artesanatos produzidos em Goiás são a argila (cerâmica), fibras naturais (folhas e palhas), madeira, tecidos e linhas, cabaças, dentre outros materiais naturais, além das tintas.
Dentre as ações implementadas pelo Sebrae estão os programas de capacitação, oficinas e palestras para aprimorar a atuação desses profissionais.
Importantes parceiros desta iniciativa são a Secretaria da Retomada do Estado de Goiás, por meio de sua Coordenadoria Estadual de Artesanato; o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federal.
Um dos grandes objetivos é fazer com que os artesãos consigam, dentro do PAB, entrar no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e obter a sua inscrição, que conta como uma formalização do profissional.
Em Goiás, 62,7% dos artesãos (dentre os entrevistados pelo Sebrae) têm registro no Sicab e a sua carteira.
O Sebrae Goiás trabalha com duas frentes junto aos artesãos.
Uma é por meio de editais divulgados no portal do Sebrae Goiás para que participem de missões técnicas, exposições e feitas como visitantes, para que ampliem as conexões com o mercado e ampliem suas redes de contatos.
Outra atuação é estimulando os profissionais a entrarem em editais do PAB para participarem como expositores e vendedores dentro dos eventos em todo o território nacional.
Nas duas ofertas de serviços, equipe Sebrae acompanha e dá suporte aos participantes nos eventos e subsidia 70% dos custos de cada artesão.
Com tais práticas, o Sebrae cumpre sua missão de apoiar os pequenos negócios e empreendedores e segue com o propósito de fomentar esse setor tão especial, pleno de arte e cultura.
Para este ano, Sebrae continua ao lado dos artesãos por meio de várias iniciativas, dentre elas, apoiá-los como participantes em feira nacional, exposições internacionais, visitas técnicas e no espaço Sebrae na Casa Cor Goiás 2023.
Marcelo Lessa*
Diretor Técnico do Sebrae Goiás
Discussão sobre isso post