O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) aderiu à venda digital através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A tecnologia, segundo o departamento, elimina a necessidade de reconhecer firma em cartório ou assinar contrato em papel.
Com o CDT, o Detran-GO explicou que basta a assinatura digital do Governo Federal e a biometria facial para concretizar uma transferência de veículo.
A permissão é feita pela através da assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e).
Segundo o Detran-GO, o documento pode ser assinado pelo vendedor e comprador.
Após a venda, o novo proprietário precisará comparecer ao departamento normalmente para fazer a transferência e concretizar a transferência do veículo.
A mudança está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
Confira o passo a passo:
A Venda Digital inicia-se com o vendedor via App da CDT, o qual registra a intenção de venda para o comprador;
O comprador assina a ATPV-e e depois o vendedor assina a ATPV-e via App da CDT.
Nesse processo é registrada a intenção de venda e a comunicação de venda no Detran-GO de jurisdição do veículo.
A assinatura é realizada na CDT, com o selo prata ou ouro;
O comprador abre o processo físico no Detran-GO para a transferência;
Nesse cenário não é exigido o reconhecimento de firma em cartório, pois ambos assinaram a venda digital via biometria, certificação digital ou via GOV.BR;
No final do processo, ambos recebem do Sistema do RENAVAM (SENATRAN) por e-mail: Transferência de veículo (XXX9X99) concluída com sucesso.
LEIA TAMBÉM:
Projeto prevê isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos em Goiás
Discussão sobre isso post