O governador Ronaldo Caiado (União) se posicionou neste domingo (6) contra às polêmicas declarações do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).
Ao jornal Estado de São Paulo, o chefe do Executivo mineiro comparou estados do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste à “vaquinhas que produzem pouco” e que recebem um bom tratamento e defendeu uma frente dos estados do Sul e Sudeste que seriam “deixados de lado”.
Em resposta, Caiado afirmou que Goiás sempre é um elo forte para nunca deixar avançar nenhum sentimento separatista e reiterou que a fala de Zema foi infeliz.
Segundo o chefe do Executivo goiano, a Reforma Tributária está estressando todos.
Por esse motivo, está alertando há meses, que as mudanças “trazem mais divisões e problemas do que soluções ao País”, ressaltou Caiado.
O governador de Goiás propôs ainda os gestores estaduais devem se unir e lutar pela autonomia dos Estados.
“O Conselho Federativo pode ser bom para alguns neste momento, mas amanhã o pêndulo muda de lado”, disse Caiado.
De acordo com o texto atual da Reforma, o Conselho concentrará as decisões sobre a arrecadação e será composto por representantes de todos os estados.
Caiado ainda defendeu a autonomia dos Estados sobre a utilização dos recursos arrecadados com a tributação, respeitando as características regionais e necessidades específicas de cada local.
“Nossas diferenças não precisam ser sinônimo de divergência”, finalizou Caiado.
LEIA TAMBÉM:
Retorno de Mendanha ao MDB reacende a possibilidade dele assumir cargo no 1º escalão de Caiado
Discussão sobre isso post