O Patriota do marqueteiro Jorcelino Braga e do presidente da Câmara Municipal Romário Policarpo ganhará mais 1 vereador na próxima semana e chegará a 3 membros.
Com isso, o partido iguala o número das 2ªs maiores bancadas da Casa, empatado com o PMB e o Solidariedade.
“O Patriota ganha força e se fortalece no parlamento”, avaliou Goya.
A sigla ganhou com o recálculo dos votos válidos após a cassação da chapa do PTC (hoje Agir), que perdeu a cadeira do vereador Paulo Henrique da Farmácia por descumprimento da cota de gênero.
Com o recálculo, o suplente Markim Goya (Patriota) assume a titularidade na próxima semana.
A diplomação do patriota como vereador está marcada para a próxima 3ª feira (17), com posse prevista para a 4ª (18).
Apesar disso, o vereador já circula pelos corredores da Câmara Municipal, segundo ele, para reunir documentação necessária para assumir o mandato. “Não há pressa”, pontuou o patriota.
Justiça
Ainda de acordo com Goya, sua posse representa a “justiça sendo feita” para corrigir um erro que já foi cometido, segundo ele, há 2 anos e meio.
O parlamentar, contudo, corre risco de perder o mandato em caso de novo recálculo para o retorno dos 2 vereadores cassados do PRTB, Santana Gomes e Bruno Diniz.
Apesar da situação, Markim está confiante.
“O Patriota tirou 2 candidatos homens porque não tinha uma mulher. Nos faltou 400 votos para fazer mais uma cadeira”, comentou o novo vereador.
Na secretaria-geral do Patriota, Jorcelino Braga, também comemorou o ingresso de mais um parlamentar e classificou a conquista como “muito importante” para o partido.
Fortalecimento
Em processo de fusão com o PTB para criação do Mais Brasil, a sigla de Markim, Jorcelino e Romário tem potencial de se isolar como a 2ª maior bancada.
O PTB tem, hoje, a vereadora Gabriela Rodart, que somaria-se aos 3 patriotas.
LEIA TAMBÉM:
Indicação de Pedro Wilson para o Iphan foi bancada pela base de Lula em Goiás
Discussão sobre isso post