Responsável pelas articulações da Prefeitura de Goiânia com vereadores da Câmara Municipal, o secretário de governo Jovair Arantes tem atuado como escudo de Rogério Cruz, assumindo o desgaste das relações.
Jovair tem sido o principal personagem na linha de frente do contato do Paço com os parlamentares goianienses, especialmente após tensões com o Bloco Vanguarda.
Na última semana, por exemplo, Welton Lemos, Lucas Kitão e Gabriela Rodart – 3 membros do bloco – buscaram diálogo com a Prefeitura, na intenção de reatar composição com a administração, mas alegam encontrar dificuldades na atuação do secretário.
Atuação em sintonia
A mediação das tensões por parte Jovair com relação ao Bloco Vanguarda, no entanto, não acontece de forma independente.
Em uma situação tão complexa como essa, as ações estão sendo coordenadas em sintonia com as orientações do prefeito Rogério Cruz.
Jovair tem desempenhado um papel crucial, assumindo desgastes e trabalhando ativamente para manter controle da situação, buscando dar tranquilidade para o prefeito trabalhar.
Ao mesmo tempo, Jovair não quer desagradar o grupo de vereadores que não fazem parte do Bloco e acordaram exigências com o Paço em reunião recente.
Afastamento
Na ocasião, o grupo da maioria dos parlamentares – encabeçado pelo presidente da Casa, Romário Policarpo – exigiu que o Bloco Vanguarda passasse por um período de “sangramento” nos próximos meses.
Esse período de distanciamento estratégico visa criar espaço para reflexão e ajustes nas posições de ambas as partes, na esperança de que, ao longo do tempo, seja possível construir uma relação mais sólida e produtiva entre vereadores que compõem o Bloco Vanguarda e a administração municipal.
Discussão sobre isso post