Acompanhado pelo verão, o ínicio de 2024 deve ter fortes tempestades que podem expor a população a certos riscos.
Segundo previsão do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas (Dimehgo), a época deve ser tempestades “acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventualmente granizo”.
Previsão
Nesse sentido, o encerramento de 2023 e a abertura de 2024 deve ser tomado por chuvas bem volumosas, com ventanias que podem superar 70 km/h.
A preocupação com os ventos ocorre principalmente pela derrubada de árvores e estruturas que podem ser danificadas pelos fortes impactos.
Apesar disso, as temperaturas ficam acima da média na maior parte de Goiás, mantendo dias de muito calor.
As temperaturas ficam em torno de 25°C a 35°C nos próximos dias, mesmo com as chuvas.
Desafios
Desde outubro deste ano, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou a operação Goiás Alerta e Solidário, para conter danos causados pela chuva.
O lançamento ocorreu em meio a previsão de fortes chuvas na época, especialmente na região do nordeste goiano.
O plano de contingência foi pensado com ações estratégicas nos municípios de Ceres, Goianésia, Itaberaí, Niquelândia, Planaltina, Teresina de Goiás e Posse.
Energia
A vinda das chuvas fortes preocupa também no campo do abastecimento de energia.
Isso porque, em setembro, o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, afirmou que a empresa não estava preparada para o período das fortes chuvas.
Durante a forte onda de calor que antecedeu o início das chuvas, já foram percebidos problemas que aumentaram a frequência da falta de energia em diversos pontos do Estado.
Discussão sobre isso post