Com o avanço de novas tecnologias como o PIX, que permite a transferência instantânea de dinheiro, golpes bancários ficaram cada vez mais comuns.
Pensando nisso, a FZ preparou uma série de recomendações, orientadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para que você evite essas ciladas mais comuns:
- Falso Funcionário
O fraudador entra em contato com a vítima se passando como um falso funcionário de banco ou empresa e, assim, solicita o envio de dados pessoais para resolver um falso problema na conta.
Em casos como este, a Febraban recomenda que o cliente desconfie. O banco não irá ligar para o cliente e pedir senha, número de cartão ou pedir qualquer tipo de pagamento.
Ligue para os números oficiais da agência bancária e pergunte se há algo de errado com a conta.
- 0800
Golpistas têm enviado mensagens de SMS informando sobre transações suspeitas de alto valor, solicitando que entre em contato imediato com uma suposta central de atendimento e faça uma transação para regularizar o problema.
Semelhante ao caso anterior, os bancos não irão ligar para que uma transferência seja feita. Porém, a Febraban aponta que as instituições podem ligar para confirmar transações suspeitas.
É recomendado que o cliente entre em contato com o banco ou cheque as transações recentes feitas na conta.
- Falso Leilão/Falsa Venda
Por meio de algoritmos personalizados, os golpistas anunciam a venda de produtos que interesse ao usuário por preços muito abaixo do mercado.
Muitas vezes, os anúncios são feitos em falsos sites que se passam pelos verdadeiros, copiando toda identidade visual e fazendo parecer real. No entanto, no momento da compra, o produto nunca é entregue.
Antes da compra, a Febraban orienta para que o usuário faça uma checagem prévia do CNPJ do leiloeiro e do status da loja em sites de reclamações.
A federação também alerta para que o cliente não faça compras em sites sem o cadeado de segurança no navegador.
- Emergência familiar
O criminoso escolhe uma vítima e consegue o contato de conhecidos e familiares. Com um novo celular, envia mensagem para estas pessoas, alegando a troca de número e que está passando por uma emergência, precisando urgentemente de transferência via PIX.
A Febraban alerta para o compartilhamento de dados em redes sociais. Caso receba mensagem de algum conhecido por um novo número, certifique-se de que a pessoa realmente mudou de contato.
Não faça nenhum pagamento até falar com a pessoa que está solicitando.
LEIA TAMBÉM:
Governo impõe limite e dívida de cartão de crédito tem novo teto; confira valores
Discussão sobre isso post