Os suplentes Bill Guerra (Solidariedade) e Markim Goyá (PRD) estão na expectativa de retornar à Câmara de Goiânia a qualquer momento.
Os 2 são beneficiados com a formação da maioria no Plenário Virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela cassação da chapa do PMB por uma suposta fraude na cota de gênero.
Caso se confirme, os antigos PSL (hoje União Brasil) e Patriota (hoje PRD) são os 2 primeiros partidos na fila da recontagem de votos.
Ambos também aguardam a avaliação de duas decisões do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que devolveram os mandatos de Léo José e Paulo Henrique da Farmácia que deram seus lugares a Markim Goyá e Bill Guerra, mas retornaram ao Legislativo no final de 2023.
Possibilidade de retorno é dada como certa
Na avaliação deles, as 2 hipóteses garantem o retorno dos suplentes à titularidade.
“A expectativa de retorno ao Legislativo é de praticamente 100%”, afirmou Bill Guerra à FZ.
Ele, inclusive, deve recuar na apresentação de um programa na TV Alego, para reassumir a cadeira na Câmara e, conforme apurado, deve pedir exoneração a partir da confirmação de qualquer uma das elencadas.
A perspectiva de Markim Goya também é boa.
Ele acompanha a votação virtual nesta 5ª (22), dia em que completa 61 anos, e garante que a justiça tarda, mas não falha.
“Não estamos comemorando a derrota de ninguém, mas estamos preparados para retornar ao cargo. Estamos motivados. E a decisão no plenário nos dá mais segurança do que decisão monocrática”, avaliou.
Votação segue no plenário virtual
Conforme noticiado pela FZ, formou-se nesta 5ª feira (22) a maioria (5 votos) pela cassação da chapa que elegeu Pastor Wilson e Edgar Duarte.
Já votaram o ministro relator, Nunes Marques, e os ministros Alexandre de Moraes, Raul Araújo, Isabel Gallotti e Ramos Tavares, que acompanharam a decisão que deu provimento à cassação dos vereadores da chapa do PMB, Edgar Duarte e Pastor Wilson, e à manutenção dos vereadores do Avante, Thialu Guiotti e Geverson Abel.
Ainda faltam votos da ministra Carmen Lúcia e do ministrio Floriano de Azevedo, mas o plenário virtual deve se encerrar ainda nesta 5ª.
LEIA TAMBÉM:
Indicação de Pedro Wilson para o Iphan foi bancada pela base de Lula em Goiás