A Prefeitura de Goiânia enviou ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) uma proposta de Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para adequar atos e procedimentos Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
O documento foi entregue nesta 4ª feira (12).
Com o acordo, a atual gestão municipal busca demonstrar adoção de medidas para garantir a independência da companhia até a incorporação e absorção dos serviços pela administração.
O TAG envolve ainda as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Finanças (Sefin), além de medidas o cumprimento do Acórdão nº 07999/19.
Entre as ações, foi entregue um cronograma detalhado de ações administrativas que deverão ser seguidas de 2024 a 2029.
Conforme a minuta, a Seinfra terá como obrigações reduzir gradativamente serviços da Comurg, realizar novos certames licitatórios e comprovar a prestação de serviços.
A Sefin deverá garantir a execução de compromissos financeiros, planejamento de aproveitamento e enquadramento de servidores da Comurg, com o intuito de resguardar empregos e mitigação de impactos orçamentários.
Dentre as ações a serem implementadas na Comurg, está a criação de conselhos Fiscal e de Administração, Corregedoria, Auditoria Interna, e outras estruturas de governança e controle.
De acordo com a minuta, as partes envolvidas deverão encaminhar semestralmente ao TCM, a partir da data de assinatura do TAG, relatórios e documentações comprobatórias das obrigações estabelecidas.
O tribunal fará a avaliação final com possibilidade de aplicação de multas e sanções em caso de descumprimento.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você precisa ficar atento ao que acontece nas entrelinhas, ao que os políticos fazem.
Faça parte de um seleto Canal no WhatsApp com o propósito de mostrar para você o que acontece nos bastidores da política de Goiânia, trazendo a verdade à tona ─ doa a quem doer.
Clique AQUI e faça parte AGORA