O deputado federal goiano José Nelto (Progressistas) está coletando assinaturas para apresentar um projeto que impede que idosos com mais de 80 anos possam concorrer à presidência, a governador e prefeito.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é inspirada no presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem 81 anos e enfrenta resistência para concorrer à reeleição, por mostrar possível dificuldade de cognição e coordenação.
No Brasil, porém, a legislação poderia atingir o presidente Lula (PT), que terá a mesma idade do americano em 2026, quando poderá concorrer à reeleição.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato à presidente da República também corre o risco de ser vetado em uma eventual corrida à presidência daqui a 2 pleitos.
O goiano terá 81 anos em 2030, quando pode tentar eventual pré-candidatura à eleição presidencial (ou reeleição, quem sabe).
O impedimento valeria até mesmo para uma possível tentativa de retornar ao Palácio das Esmeraldas no futuro.
Deputado nega impedimento a Lula e Caiado
A caminho do partido de Caiado, o deputado federal afirmou que a Emenda só vai impedir o chefe do Executivo goiano de concorrer à reeleição se for aprovada antes de 2026.
Segundo ele, quem tem direito à reeleição por agora, ainda poderá concorrer.
“É um direito adquirido”, acrescentou.
Neste caso, o presidente Lula poderia concorrer ao pleito de 2026 e o próprio Caiado, caso eleito em 2026, teria a possibilidade de concorrer à reeleição.
“Se ela for aprovada antes de 2026, nenhum político com mais de 80 anos terá direito à reeleição ou a eleição”, afirmou José Nelto.
A ideia do texto, segundo o deputado, é renovar a política e criar uma trava para políticos que estão em casos semelhantes ao de Biden, nos Estados Unidos.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”