A Prefeitura de Goiânia vai realizar um concurso da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).
O concurso da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia oferecerá 700 vagas, das quais 100 serão de chamamento imediato e 600 para formação de cadastro reserva.
A ampliação do efetivo faz parte de uma série de medidas adotadas pela gestão do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) para fortalecer a segurança pública na capital.
Conforme a prefeitura, a instituição chegou a ter mais de 2 mil agentes em 2010 e, atualmente, conta com efetivo de 1.100.
Este será o 1º concurso em 18 anos.
O último certame foi realizado entre 2005 e 2006.
Comissão para concurso da GCM
A nomeação da Comissão para realização do concurso foi publicada no Diário Oficial desta 3ª feira (27).
Após nomeação da comissão, o processo segue para fase de avaliação das bancas examinadoras, considerando como critérios de escolha menor custo e compatibilidade com as exigências específicas do certame.
Entre essas exigências estão a faixa etária de 18 a 35 anos e a exigência de nível superior dos candidatos.
O certame segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar nº 353, de 10 de junho de 2022.
Conforme o artigo 26, o concurso deverá ser composto por seis etapas, incluindo prova objetiva e discursiva, avaliação médica, testes de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. Esse último, com carga horária mínima conforme a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, é determinante para a aprovação final dos candidatos, que devem também atender aos requisitos de frequência e aproveitamento estabelecidos.
Quer receber notícias dos bastidores da política de Goiânia?
Você está convidado a fazer parte de um grupo altamente bem informado sobre os rumos da cidade!
**Mande uma mensagem para o **Whatsapp da Folha Z e se cadastre para ter as matérias especiais da Folha Z direto do seu celular.
É só adicionar o telefone do jornal à sua agenda e mandar o seu nome e a seguinte mensagem: “quero notícias da política de Goiânia”